PROJETO EMANCIPATÓRIO MODERNO: CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO

Autores/as

  • Vicente Zatti IFRS

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i11.3245.g2242

Palabras clave:

Modernidade, Emancipação, Técnica e Ciência, Desconstrução, Reconstrução

Resumen

O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e validade universal, o segundo, ancorado na categoria de trabalho desenvolvida em sua doutrina do materialismo histórico. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno/Horkheimer põem sob suspeita tal projeto ao demonstrar seus fundamentos não metafísicos. Tais críticas expurgam as pretensões totalitárias do projeto emancipatório moderno, e nos remetem à sua revisão. O filósofo alemão Jurgen Habermas, considerando as críticas elaboradas pelos filósofos da suspeita, vai buscar reconstruir o projeto emancipatório moderno a partir de bases pós-metafísicas. A raiz de tal reconstrução está em Trabalho e Interação. Notas sobre a filosofia do espírito de Hegel em Jena, na qual Habermas promove o confronto da filosofia hegeliana com o pensamento de Kant e Marx, possibilitando a revisão destes. Nessa revisão Habermas desenvolve os conceitos de trabalho e interação, que ao mesmo tempo fundamentam sua crítica à tecnocracia e lançam os pilares para a posterior elaboração da Teoria da Ação Comunicativa.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2ª Ed. São Paulo: Mestre Jou, 1962.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2006.

ALMEIDA, Guido Antonio de. Nota preeliminar do tradutor. In: ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985. p. 7-8.

CANIELLES, Ariela dos Santos; OLIVEIRA, Avelino da Rosa. A emancipação humana: uma abordagem a partir de Karl Marx. Anais [Recurso eletrônico]. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Florianópolis: UFC/PPGE, 2011.

FLICKINGER, Hans Georg. Trabalho e emancipação: observações a partir da teoria marxiana.In: Veritas. v. 37, nº 148. Porto Alegre, 1992, p. 499-509.

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Sonhos e pesadelos da razão esclarecida: Nietzsche e a modernidade. Passo Fundo: UPF, 2005.

GOERGEN, Pedro. Teoria da ação comunicativa e práxis pedagógica. In: Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo: Vol. 10, n. 1, Jan/Jun. 2003.

GOMES, Luiz Roberto. Educação e consenso em Habermas. Campinas: Editora Alínea, 2007.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

_____. Trabalho e interação. In: Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições 70, 2009, p. 11- 43.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo – Parte I. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

JAEHN, Lisete. Educação para a emancipação em Adorno. Passo Fundo: UPF, 2005.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é “Esclarecimento”?(Aufklärung). In: Textos Seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

_____. Crítica da Razão Prática. Trad. Afonso Bertagnoli. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, sd.

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MAAR, Wolfang Leo. Educação, sujeição e crítica na perspectiva de Adorno. In: DALBOSCO, Claudio Almir; TROMBETTA, Gerson Luís; LONGHI, Solange Maria. (Orgs.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e interdiciplinaridade na fundamentação pedagógica. Passo Fundo: UPF, 2004. p. 165-184.

MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. A questão do sujeito e o mal-estar pós-moderno: ressonâncias no contexto da educação. In: AZEVEDO, H; GHIGGI, G; OLIVEIRA, A. Interfaces: temas de educação e filosofia. Pelotas: Editora Universitária UFPEL, 2009.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã/Teses sobre Feuerbach. São Paulo: Editora Moraes, 1984.

MCCARTHY, Thomas. La Teoría Crítica de Jürgen Habermas. 3ª ed. Madrid: Tecnos, 1995.

MESSER, August. História da Filosofia. Lisboa: Editorial Inquérito, 1946.

MÜHL, Eldon Henrique. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.

MÜLLER-LAUTER, Wolfang. A doutrina da vontade de poder em Nietzsche. Trad. Oswaldo Giacoia Junior. São Paulo: Annablume, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. In. Os Pensadores. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

_____. Genealogia da Moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

_____. O Nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. 2 ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

_____. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PRESTES, Nadja Mara Hermann. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SAFRANSKI, Rüdigger. Heidegger: um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. São Paulo: Geração Editorial, 2000.

_____. Nietzsche: biografia de uma tragédia. Trad. Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

SARUP, Madan. Marxismo e a educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

SAVIANI, Dermeval. Perspectiva marxista do problema subjetividade-intersubjetividade. In: DALBOSCO, Claudio Almir (org.). Sobre filosofia e educação: subjetividade e intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica. Passo Fundo: UPF, 2004.

STEIN, Ernildo. Introdução ao pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

TAYLOR, Charles. As Fontes do Self: A construção da identidade moderna. Trad. Adail Ubirajara Sobral e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Editora Loyola, 1997.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da praxis. 2º ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

WERLE, Marco Aurelio. Heidegger e a arte de questionar. In: Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Vitória da Conquista: Ano VI, nº 10, 2008, p. 17-31.

ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/online/autonomiaeeducacao.pdf. Acesso em: 10 abr. 2011.

_____. Nietzsche e a Educação. In: OLIVEIRA, W.; SILVA, S.S.(Orgs.). Leituras em Educação – Vol. 2. São Mateus: Opção, 2008. p. 101-116.

Publicado

2015-09-05

Cómo citar

ZATTI, Vicente. PROJETO EMANCIPATÓRIO MODERNO: CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 341–383, 2015. DOI: 10.26694/pensando.v6i11.3245.g2242. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3263. Acesso em: 5 nov. 2024.