Desafios éticos advindos da efetividade do binômio Ciência-Técnica

Autores/as

  • Maria de Jesus Santos

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v1i2.526

Palabras clave:

ciência, técnica, ética, principio responsabilidade, direito internacional

Resumen

Este estudo tem como referência teórica a obra de Hans Jonas e como eixo central a relação entre técnica e ciência e as implicações que resultam desse binômio para a ética e para bioética contemporânea. Para atingir nossos objetivos revisaremos a obra Princípio Responsabilidade - ensaio de uma ética para civilização tecnológica, publicada em 1979 por Hans Jonas. Faremos primeiramente uma breve descrição histórica das categorias Téchne, Técnica e Tecnologia ressaltando essencialmente a interferência substantiva da ciência para a transformação do entendimento e da aplicabilidade destas. Em seguida realizaremos uma exposição dos motivos que nos fizeram questionar a ciência, seu modus operandis e sua desvinculação de princípios éticos. Ancorados na obra de Jonas enfatizaremos alguns problemas éticos, bioéticos e ecológicos que resultaram da conexão técnica-ciência, desconfiando que essa fusão produziu processualmente a crise humana e ecológica na qual estamos sucumbidos. Por fim perguntaremos se é possível o resgate de um homem ético, virtuoso que possibilitará a efetividade do "principio responsabilidade" ou se este só é praticável mediante uma força externa como o direito.

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 2000.

BACON, Francis. Novum Organum. Trad (José Aluysio Reis de Andrade) Acrópolis-Ebookslibris, 2002.

DALL`AGNOL, Darlei. “O passado da natureza humana?” in Ética. Florianópolis, vol. 4, nº. 3, Dez. de 2005.

FELDHAUS, Charles. O futuro da natureza humana de Jürgen Habermas: um comentário. Universidade de Santa Catarina, 2004.

FRAGA, Mirtô. O conflito entre tratado internacional e norma de direito interno. Ed. Forense, Rio de Janeiro, 2006.

JONAS, Hans. O princípio de responsabilidade – por uma ética para civilização tecnológica. Ed. PUC-Rio/Contraponto, Rio de Janeiro, 2006.

____________. Interview with Hans Jonas. Social Research. vol. 70, nº 2, (summer 2003).

LOPARIC, Zeljko. “Heidegger e a pergunta pela técnica” in Cadernos de história e filosofia da ciência, série 3, vol. 6, n. 2, jul. - dez.1996.

MARCUSE, Herbert. Ideologia da sociedade industrial. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1964.

OLIVEIRA, Rubens. “Ciência e técnica entre os gregos” in: Cadernos de história e filosofia da ciência, série três, vol. 2, janeiro a julho de 1992.

ZANCANARO, Lourenço. O princípio responsabilidade de Hans Jonas. Ed. da Unicamp, Campinas (SP), 1998.

Publicado

2011-02-06

Cómo citar

SANTOS, Maria de Jesus. Desafios éticos advindos da efetividade do binômio Ciência-Técnica. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 90–105, 2011. DOI: 10.26694/pensando.v1i2.526. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3045. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS/VARIA

Artículos similares

<< < 17 18 19 20 21 22 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.