EL TACTO DE SI COMO OTRO. FUNDAMENTOS PERCEPTIVOS DE UNA ÉTICA ENCARNADA EN LA HERMENEUTICA DE PAUL RICŒUR

Autores

  • Francisco Díez Fischer UCA

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v12i26.12655

Palavras-chave:

Tato, Hermenêutica, Percepção, Ética, Encarnação

Resumo

O toque não é um tema central da hermenêutica contemporânea. No entanto, alguns de seus intérpretes o consideram um termo-chave na ética hermenêutica de Paul Ricœur (Contreras, 2011 e 2018). O presente trabalho trata do exame do toque em sua obra Soi-même comme un autre (1990). Neste texto, Ricœur usa a palavra francesa "tact" (tato) com dois significados diferentes. 1 °) Refere-se à virtude moral de "ter tato" no trato com os outros. Sugere que é uma virtude fundamental no início e no final do caminho para a sabedoria prática. 2 °) Refere-se ao sentido perceptivo do tato, graças ao qual o corpo é percebido como próprio. Por meio da percepção tátil acessamos e nos apropriamos desse fundo carnal de passividade que fundamenta sua teoria de ação e seu cumprimento ético. Agora, é possível estabelecer uma ligação entre os dois significados, ético e perceptivo? Ricœur não o faz em momento algum. Portanto, existe apenas uma relação metafórica entre o toque como virtude e o toque como significado? Ou melhor, pode ser considerado um só e mesmo toque, que, sendo sentido essencial para a vida sensível e carnal, torna tangível uma exortação ética incontornável para a vida social? Essas questões norteiam o presente trabalho que tem por objetivo elucidar os fundamentos hápticos da ética ricœuriana.

Referências

ABEL, Olivier. “La philosophie du proche”. In: Cités. Paris: n. 33, 1, 2008, pp. 109-118.

AMALRIC, Jean-Luc. “La médiation vulnérable. Puissance, acte et passivité chez Ricœur”. In: Études Ricœuriennes / Ricœur Studies. Pittsburgh: v. 9, n. 2, 2018, pp. 44-59.

ARISTÓTELES. Acerca del alma. Introducción, Traducción y Notas de Tomás Calvo Martínez. Madrid: Biblioteca Básica Gredos, 1978.

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Introducción por Emilio Lledó Íñigo, Traducción y notas por Julio Pallí Bonet. Madrid: Biblioteca Clásica Gredos, 1998.

ARISTOTELES. Metafísica. Edición Trilingüe por Valentín García Yebra. Madrid: Ed. Gredos, 1998.

BRAGUE, Rémi. Aristote et la question du monde. Essai sur le contexte cosmologique et anthropologique de l’ontologie. Paris: PUF, 1988.

CHRÉTIEN, Jean-Luc. La llamada y la respuesta. Madrid: Caparrós, 1997.

CONTRERAS, Beatriz. “Tacto, promesa y convicción. Conjunción ética de tradición e innovación en Paul Ricœur”. In: Études Ricœuriennes/ Ricœur Studies. Pittsburgh: v. 2, n. 2, 2011, pp. 33-47.

CONTRERAS, Beatriz y MENA MALET, Patricio. “Le risque d’être soi-même. Le consentement et l’affectivité comme fondements de l’éthique ricœurienne”. In: Études Ricœuriennes/ Ricœur Studies. Pittsburgh: v. 9, n. 2, 2018, pp. 11-28

DIEZ FISCHER, Francisco. “Los límites de una hermenéutica de lo inaparente y la percepción táctil”. In: Escritos de filosofía. Número especial: Los límites de la fenomenicidad. Buenos Aires: n. 6, 2018, pp. 21-35. Disponible en: https://plarci.org/index.php/escritos

IRIGARAY, Luce. An Ethics of Sexual Difference. Ithaca: Cornell University Press, 1993.

LYTHGOE, Esteban. “Ricœur y su contrapunto entre fenomenología y hermenéutica en la memoria”. In: Escritos. Medellín: v. 26, v. 57, 2018, pp. 319-339.

JEWITT, Carey, PRICE, Sara, LEDER MACKLEY, Kerstin, YIANNOUTSOU, Nikoleta, y ATKINSON, Douglas. Interdisciplinary Insights for Digital Touch Communication. Bristol: Springer, 2019.

JONES, Lynette. Haptics. Cambridge, MA: MIT Press, 2018.

KANTORIWICZ, Ernst. Los dos cuerpos del rey: Un estudio de teología política medieval. Madrid: Akal, 2012.

KEARNEY, Richard y TREANOR, Brian (eds.). Carnal Hermeneutics. New York: Fordham University Press, 2015.

KEARNEY, Richard. Touch. Recorvering our most vital sense. New York: Columbia University Press, 2021.

MARION, Jean-Luc. Acerca de la donación. Una perspectiva fenomenológica. Buenos Aires: Jorge Baudino/Universidad Nacional de San Martín, 2005.

MURDOCH, Iris. “Sein und Zeit: Pursuit of Being”. In: BROACKES, Justin (edit.). Iris Murdoch, Philosopher: A Collection of Essays. New York: Oxford University Press, 2012, pp. 93-114.

NANCY, Jean-Luc. Corpus. Paris: Ed. Métaillié, 2000.

NANCY, Jean-Luc. GAC, Jean. Sur le commerce des pensées: Du livre et de la librairie. Paris: Ed. Galilée, 2005.

PETERS, Ryan M, HACKEMAN, Erik y GOLDREICH, Daniel. “Diminutive digits discern delicate details: fingertip size and the sex difference in tactile spatial acuity”. In: Journal of Neuroscience. Washington: v. 29, n. 59, 2009, pp. 15756-15761.

RATCLIFFE, Matthew. “Perception, Exploration, and the Primacy of Touch”. In: NEVEN, Albert, DE BRUIN, Leon, GALLAGHER, Shaun (edit.). The Oxford Handbook of 4E Cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018, pp. 281-299.

RICŒUR, Paul. Philosophie de la volonté. Le Volontaire et l’Involontaire. Tomo I. Paris: Aubier-Montaigne, 1950.

RICŒUR, Paul. Soi-même comme un autre. Paris: Éditions du Seuil, 1990.

RICŒUR, Paul. La Mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.

RICŒUR, Paul. “La souffrance n’est pas la douleur”. In: ZACCAÏ-REYNERS, Nathalie, MARIN, Claire. Souffrance et douleur. Autour de Paul Ricœur. Paris: PUF, 2013.

RICŒUR, Paul. “Psychanalyse et interprétation. Un retour critique”. Entretien avec Paul Ricœur (2003). Giuseppe Martini. In: Études Ricœuriennes/ Ricœur Studies. Pittsburgh: v. 7, n. 1, 2016, pp. 19-30.

SLATMAN Jenny, WIDDERSHOVEN, Guy. “An Ethics of Embodiment: The Sody as Object and Subject”. In: MEACHAN, Darian (edit.). Medicine and Society. New Perspectives in Continental Philosophy. Bristol: Springer, 2015, pp. 87-103.

Publicado

2021-09-01

Como Citar

DÍEZ FISCHER, F. . EL TACTO DE SI COMO OTRO. FUNDAMENTOS PERCEPTIVOS DE UNA ÉTICA ENCARNADA EN LA HERMENEUTICA DE PAUL RICŒUR. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 4-20, 2021. DOI: 10.26694/pensando.v12i26.12655. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3547. Acesso em: 6 maio. 2024.