RECORTE DE TEXTOS FILOSÓFICOS E O SEU ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v9i18.6779Palavras-chave:
ensino de filosofia, didática, textos filosóficos, CossuttaResumo
Apresentamos um problematização acerca dos critérios para a construção de um procedimento para recortes de textos filosóficos. A escolha teórica foi por Cossutta, que aponta para uma cena filosófica e para um núcleo definicional de conceitos como elementos que fazem um texto ser filosófico, mantendo uma unidade mínima coerente de sentido que expressa o estilo do filósofo que se quer estudar. O artigo apresenta recortes operados pelo autor em sua experiência didática.Referências
ARISTOTELES. A poítica. Coleção Os pensadores, Nova Cultural, São Paulo, 1999.
BRASIL, MEC. Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3 - Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p.
COSSUTTA, Frederic. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
COSSUTTA Frédéric. Pour une analyse du discours philosophique. In: Langages, 29e année, n°119, 1995. pp. 12-39. doi : 10.3406/lgge.1995.1721
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/lgge_0458- 726X_1995_num_29_119_1721.
COSSUTTA, Frédéric « Neutralisation du point de vue et stratégies argumentatives dans le discours philosophique », Semen [En ligne], 17 | 2004, mis en ligne le 29 avril 2007. URL : http://semen.revues.org/2321.
DESCARTES, R. Discurso do método. Martins Fontes, São Paulo, 2001
EPICURO. Carta sobre a felicidade Felicidade (a Meneceu). Editora da Unesp, São Paulo, 2002
FABRINI, Ricardo. Ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(1): 7-27, 2005
FAVARETTO, C. F.. Sobre o ensino de filosofia. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 97-102, jan.jun./1993.
FAVERO, A.A.; CEPPAS, F.; GONTIJO, P.E.; GALLO, S.; KOHAN, W. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004,
JOHANSON, Izilda. Filosofia, filosófo e professor de filosofia. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 55-62, jan./jun. 2013
GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA RIO DE JANEIRO, V.13, N.1, P.17-35, 2006
GUATTARI, F. Grandes Entrevistas da TV Francesa 1989-1990. Felix Guattari em entrevista ao programa. Edition de L’aure, 2005
HOBBES, T. O leviatã. Coleção Os pensadores, Nova Cultural, São Paulo, 1999.
LYOTARD, J-F. Le cours philosophique. In: DERRIDA, J. et al. Ecole et Philosophie – la grève des philosophes. Paris: Osires, 1986. p. 34-40.
MARÇAL, Jairo (org.) Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED – Pr., 2009.
MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 79-99, jul./dez. 2008.
PERENCINI Tiago B.; RODRIGUES, A. Uma problematização filosófica acerca do ensino de filosofia: da (de)formação universitária às práticas escolares no ensino médio. Trilhas Pedagógicas, v. 4, n. 4, Ago. 2014, p. 103-115
PORTUGAL, Ministério da Educação(1991). Programa de Introdução à Filosofia - 10o e 11o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.
PORTUGAL, Ministério da Educação1995). Programa de Filosofia - 12o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.
PORTUGAL, Ministério da Educação(2002). Programa de Filosofia A - 12o ano. Lisboa: Departamento do Ensino Secundário.
SILVEIRA, René. Um sentido para o ensino de Filosofia no ensino médio. In: GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópo- lis: Vozes, Vol. VI, 2000.
RODRIGO, Lidia M. Filosofia no ensino médio: metodologia e práticas de ensino. Cadernos do NEFI Vol. 1, no 1, 2015 ISSN 2237-289X
VALESE, Rui; HORN, Geraldo B. O texto filosófico nas aulas de Filosofia do Ensino Médio: análise e proposição a partir da experiência paranaense Filosofia e Educação – ISSN 1984-9605 – v. 4, no 1, abril-setembro de 2012
VIEIRA, Wilson J.; HORN, Geraldo B. O ensino de filosofia e o uso do texto filosófico no ensino médio, os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6 Cadernos PDE 2013
VIEIRA, Wilson J.; Horn, Geraldo B. O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Revista Digital de Ensino de Filosofia – Santa Maria – vol.1., n.2 – jul./dez. 2015.