UMA REVISÃO DAS PRETENSÕES UNIVERSALISTAS DA HERMENÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v3i6.975Palavras-chave:
hermenêutica, compreensão, ambiguidade, interpretaçãoResumo
As disputas acadêmicas entre, de um lado, as posturas metodológicas da crítica as e da hermenêutica, e, de outro, acerca da divisão e da hierarquia entre ciências humanas e ciências naturais, vieram inspirar em meados do século XX uma aposta na crescente influência da interpretação, que implicava até mesmo na preponderância da compreensão sobre a explicação. Este artigo retoma um estudo sobre as "pretensões universalistas da hermenêutica" em três autores: Habermas, Gadamer e Bubner. E, para atualizar o debate, indica a recente teoria lexical de Pustejovsky, como sintoma da permanência do velho problema do combate à ambiguidade.
Referências
BUBNER, Rüdiger. “Is transcendental hermeneutics possible?” in MANNINEM e TUOMELA (orgs.) Essays explanation and understanding. Dordrecht, D. Reidel, 1976, p. 59-77.
CHISHMAN, R. L. O. A Teoria do Léxico Gerativo: uma análise crítica. Tese de Doutorado. PUC RS, 2000.
GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método; trad. Ana A. Aparicio e Rafael de Agapito. 3. ed. Salamanca, Sígueme, 1988, 693 p.
HABERMAS, J. Dialética e hermenêutica; trad. Álvaro Valls. Porto Alegre, L & PM, 1987, 136 p.
JAPIASSU, Hilton. http://www.hyperlogos.bem-vindo.net/tiki-index.php?page=Ricoeur+Hermeneutica
PUSTEJOVSKY, James. The Generative Lexicon. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1995.
REIS, Robson R. e Ronai Pires da Rocha (org.) Filosofia Hermenêutica. Santa Maria, Editora da UFSM, 2000, 175 p.
RICOEUR, Paul. O Conflito das Interpretações: ensaios de Hermenêutica; trad. Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1978, 419 p.
SIEBENEICHLER, F. B. A Hermenêutica Macroscópica de Jürgen Habermas. In: Revista Ensaio, nº. 15/16, São Paulo, 1986.
ZAVAGLIA, Claudia. A homonímia no português: tratamento semântico segundo a estrutura qualia de Pustejovsky com vistas a implementações computacionais. Alfa, São Paulo, 47 (2): 77-99, 2003