Ideias e cultura no plano internacional na prisão da ciência política?
Palavras-chave:
Wendt, Teoria Social da Política InternacionalResumo
A publicação de “Teoria Social da Política Internacional” de Alexander Wendt (2014) em língua portuguesa é indubitavelmente bem-vinda em vista da enorme ausência da tradução de textos específicos e fundamentais em Relações Internacionais. O fato de Wendt ser o autor canônico na vertente teórica construtivista, a inexistência de traduções de textos do autor em português e a enorme importância da versão original do livro (WENDT, 2003) em questão para o terceiro debate teórico em Relações Internacionais são mais alguns motivos que enaltecem a relevância de sua publicação.
Referências
ANGELL, N. A grande ilusão. Brasília: UnB, IPRI; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002. (Clássicos IPRI, 6).
CARR, E. Vinte anos de crise: 1919-1939. Uma introdução ao estudo das relações internacionais. Brasília: UnB; IPRI; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001. (Clássicos IPRI, 1).
MORGENTHAU, H. A política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz. Brasília: UnB; IPRI; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. (Clássicos IPRI, 9).
OLIVEIRA FILHO, J. J. Patologias e regras metodológicas. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 263-268, jan.- abr. 1995.
ROSENBERG, J. International relations in the prison of political science. International Relations, n. 30, p. 1-27, 2016.
WALTZ, K. Theory of International politics. Reading: Addison- Wesley, 1979.
WENDT, A. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University, 2003.
WENDT, A. Teoria social da política internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Apicuri, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.