Incubadoras de empresas e desenvolvimento do ecossistema de inovação: análise dos diferencias da Incubadora em Rede do Instituto Federal do Espírito Santo

Autores

  • Gabriel Adolfo Gomes Potin Instituto Federal do Espírito Santo
  • Robson Antonio Grassi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gutemberg Hespanha Brasil Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/2764-1392.3916

Palavras-chave:

Inovação, Ecossistema de inovação, Incubadora de empresas, Espírito Santo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento e os resultados da Incubadora em Rede do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Partindo da fundamentação teórica schumpeteriana e neoschumpeteriana, buscou-se ressaltar o importante papel de uma incubadora de empresas para qualquer ecossistema de inovação. Com foco na gestão da incubadora do IFES e de seus Núcleos Incubadores (NI) espalhados por diversas microrregiões capixabas, foram coletados dados por meio de entrevistas e de pesquisa documental. Dentre os achados, destaca-se que os principais diferenciais desta incubadora são: a sua atuação pioneira e às vezes como única opção viável para a introdução da cultura da incubação de empresas e da inovação nas regiões interioranas do Estado, facilitada pela atuação em rede; o amplo leque de áreas de atuação e de apoio disponibilizados pela incubadora; a original busca pela Certificação Cerne em uma incubadora em rede; e o decisivo apoio às Indicações Geográficas capixabas como instrumento de desenvolvimento regional. Apurou-se também que tais diferenciais não surgiriam sem o papel decisivo dos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), que proporcionaram uma forma acessível e efetiva de se contratar recursos humanos e equipar os NIs. Por fim, conclui-se que este modelo de apoio público a incubadoras pode ser replicado em outras Unidades da Federação, contribuindo para a massificação do empreendedorismo inovador por toda a economia brasileira.

Referências

Gabriel Potin: Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). gabrielpotin@gmail.com;

Robson Grassi: Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ragrassi@uol.com.br;

Gutemberg Brasil: Doutor em Engenharia Elétrica (Controle/Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). ghbrasil@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2023-06-26