Universidades e inovação no Brasil: uma análise de dados em painel (2007-2017)
DOI:
https://doi.org/10.26694/3752Palavras-chave:
Brasil, Dados em Painel, Inovação, Pós-Graduação, UniversidadesResumo
A universidade é apontada como importante geradora de recursos humanos qualificados e uma das consequências disso é a geração de produtos/processos inovadores. Diante disso, levanta-se o seguinte questionamento: de quais os efeitos que determinadas variáveis estruturais relacionadas às universidades, em especial a quantidade de programas de Pós-Graduação, podem influenciar no esforço inovativo no Brasil? Deste modo, neste trabalho busca-se averiguar se o aumento do número de programas de Pós-Graduação elevou o número de patentes concedidas nas unidades federativas do país no período de 2007 a 2017. Adicionalmente, também pretende-se analisar em que medida e qual a significância estatística do impacto que outras características estruturais – número de bolsas de Pós-Graduação, número doutores nas universidades, dispêndio dos governos estaduais em P&D e quantidade de docentes – tiveram sobre a geração de patentes nos estados brasileiros nesse período. Para tanto, utiliza-se uma metodologia de análise de dados em painel a fim de estimar os parâmetros que representam os impactos das variáveis estruturais na dinâmica da geração de inovação ao longo do tempo. Os resultados obtidos apontam que número de programas de Pós-Graduação, bem como a maioria das variáveis regressoras utilizadas, afetam positivamente o número de patentes no Brasil, demonstrando a importância de tais instituições para o desenvolvimento do país.
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