APORTES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA COMPLEXA
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.355Palavras-chave:
Extensão Universitária, Agroecologia, Feira UFPI, Formação complexaResumo
Relato de experiência vivenciada no contexto das ações de extensão universitária desenvolvidas pelo Projeto “Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI”4. Embora se reconheça assentada na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, a formação acadêmica no Brasil tem priorizado as duas primeiras dimensões, em detrimento da Extensão. Neste trabalho evidencia-se a importância da extensão universitária no processo de formação de discentes de graduação, nas suas dimensões profissional, humana e cidadã. A experiência de extensão possibilitou a participação em processos comunitários rurais, a vivência em equipes multiprofissionais, o diálogo com as diversas instâncias universitárias, o contato com trâmites institucionais, a produção científica de artigos/relatos de experiência, a participação em eventos científicos, contato com outros estados do Brasil e outros países. Esta dinâmica, que aproximou os estudantes das professoras, artesã/os e agricultora/es, gerou capacidades diversas na formação discente, como a mediação de relações humanas, o aprendizado de elaboração- apresentação de trabalhos, a reflexão crítica sobre o meio rural, sua cultura e direitos sociais, o conhecimento de experiências da Agroecologia, da arte e cultura teresinenses das artes e culturas teresinenses, acesso a outra língua e culturas latino-americanas, dentre outros. Os resultados apontam que a extensão contribui para a formação pessoal e o treino do exercício técnico profissional complexo, constituindo-se como eixo fundamental da formação superior.
Referências
CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, Jose Antonio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.2, p.13-16, abr./mai. 2002.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira e SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 119-133
SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 10-15, 2010.
SILVA, Valéria. Projeto de Extensão Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI.
Teresina: PREX UFPI, 2016. mimeo.
DEL-MASSO, M. C. S et al. Interdisciplinaridade em Extensão Universitária. Ciência em Extensão. v.13, n.3, 2017.
SILVA, Valéria. Vestibular, Universidade, Formação: que formação? Acesse Piauí, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.