PESQUISA-AÇÃO: RAÇAS NATIVAS PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO CHUPEIRO, ELISEU MARTINS–PI
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.345Palavras-chave:
RAÇAS NATIVAS, RAÇAS NATIVAS PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR, FORTALECIMENTOResumo
No Brasil a criação de pequenos ruminantes é uma atividade bem difundida chegando ao número de 9.592,079 milhões de cabeças e a região nordeste é a que apresenta a maior percentagem que chega a 93,0% (8,9 milhões de cabeças) (IBGE, 2017).
Dentre os animais criados temos várias raças e dentre elas as nativas apresentam uma boa alternativa para à agricultura familiar, pois geralmente no modelo de criação adotado não há o emprego de produção especializada afim de aumentar os índices zootécnicos, já que o objetivo da criação é basicamente o consumo da família e venda do excedente, a criação de caprinos e ovinos nativos é de forma extensiva e por sua rusticidade os animais já adaptados não sofrem da mesma forma quanto os animais exóticos sendo eles mais produtivos.
O uso do cruzamento com raças mais produtivas é uma boa opção para aumentar à produtividade, entretanto não deve ser usado sem critérios e sim de forma a ser sustentável, afim de elevar a produtividade sem perder as caracteristicas adaptativas adquiridas em anos de sobrevivência das raças nativas em nossa realidade de clima e vegetação.
As raças nativas brasileiras, sobre tudo, as de caprinos e ovinos estão sobre forte ameça de permanência e isto se acentuou com a entrada de raças exóticas que são utilizadas com a finalidade de incrementar e difundir material genético, no entanto, quando feita de forma indiscriminada pode comprometer a existencia de raças nativas.
Referências
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Efetivo caprino (IBGE, 2017)Disponivel em:<https://sidra.ibge.gov.br/tabela/3939#resultado>. Acesso em 05 de outubro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.