JUVENTUDES RURAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES TEÓRICAS

Autores

  • Rayane de Moura Santos
  • Lila Cristina Xavier Luz

DOI:

https://doi.org/10.26694/1517-6258.276

Palavras-chave:

juventude rural, rural, juventude

Resumo

A reflexão aqui proposta tem como objetivo, inicialmente, pontuar algumas questões sobre juventude e rural, para entender as juventudes rurais. O conceito de juventude é entendido aqui como modo de vida e fase da vida. Porém, uma fase que adquire centralidade na sociedade contemporânea, tendo em vista o importante papel social e político atribuído aos jovens como transformador da sociedade, sobretudo no final da década de 1960. Para entender as juventudes rurais, faz necessário pontuar que estamos entendendo o rural como um território pleno de diversidade e contradições, porém que hoje revela novas funcionalidades e possibilidades de vida, em razão da diversidade que o comporta. Nesse sentido, entender as juventudes rurais exige pensar os sujeitos a partir dos contextos em que vivem: dificuldades, saberes e fazeres atinentes às suas condições de vida.

No intuito de desenvolver uma discussão sobre as juventudes rurais partirmos da compreensão da existência de uma relação rural/urbano, com vistas a superar a ideia da polarização entre ambos. Superar esta dicotomia, pois as realidades urbanas e rurais são permeadas por trocas e preservações, numa complementariedade constituída por meio de processos históricos que caracterizam relações totalmente dinâmicas, dialéticas, diversas e complexas. No entanto, há dificuldade analítica na conceituação das juventudes rurais, decorrente da também dificuldade de conceituar o próprio rural.

Portanto, é imperativo superar a visão essencializada do mundo rural, compreendendo que este não mais existe da mesma forma como no passado, quando o pensávamos como um território marcado apenas pela produção agrícola e pecuária, tradicionalismo, atraso cultural e tecnológico. Vemos um rural que hoje assume outra maneira de existir; falamos de novas ruralidades, de profundas transformações que não significam a morte do rural. Destarte, compreender as juventudes rurais, implica em situá-las nos seus contextos de novas ruralidades. Um rural com múltiplas identidades. Identidades essas que precisam ser compreendidas a partir dos espaços em que os sujeitos as ocupam, de suas realidades cambiantes e diversas.

Ante a tantos debates acerca das juventudes rurais, propomo-nosnas poucas páginas que nos restam, desenvolver uma breve análise acerca dos limites e possibilidades teóricas desta categoria, recorremos às perspectivas analíticas sobre as categorias rural e juventude.

Referências

ALMEIDA, Mauro William Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. IN: Revista RURIS, V. 1. Nº 2. Campinas: Unicamp, setembro/2007, pp. 66-83.

CANGAS, Yanko González. Juventud Rural: trayectorias teóricas y dilemas identitarios.2012 Acesso: 13. Junho. 2018.

CARNEIRO, Maria José. Juventude Rural: projetos e valores. IN: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs). Retratos da juventude brasileira: Análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania, Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, pp. 234-261

CARNEIRO, Maria José. “Rural” como categoria de pensamento. IN: Revista RURIS, V. 2, Nº 1, 2008, pp. 9-38. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267243645_9_RURAL_COMO_CATEGORIA_DE_PENSAMENTO> Acesso: 13. Junho. 2018.

CAVALCANTE, Maria Aparecida Milanez.Identidades juvenis rurais em trânsitos migratórios para o trabalho na construção civil em São Paulo: um estudo sobre a localidade São Mateus, Castelo do Piauí-PI. Dissertação (Universidade Federal do Piauí). Teresina: UFPI/PPGS, 2014. pp. 113-33; 168-179.

JEOLÁS, Leila Sollberger; PAULILO, Maria Ângela Silveira; CAPELO, Maria Regina Clivati. Juventudes, desigualdades e diversidades: estudos e pesquisas. Londrina: Editora EDUEL – Universidade Estadual de Londrina, 2013, pp. 201-252.

MARTINS, Maíra. Juventude e Reforma Agrária: o caso do assentamento Paz na Terra. Rio de Janeiro: UFRRJ/PPGCS/CPDA, 2008, pp. 02-30. < Disponível em: https://tede.ufrrj.br/bitstream/tede/653/1/2008%20-%20Maira%20Martins.pdf> Acesso: 13. Junho. 2018.

SILVA, Valéria. Dialogos juvenis no sudoeste piauiense: as juventudes, o rural e a cidade. IN: LUZ, Lila Cristina Xavier; ADAD, Sara Jane Holanda Costa; SILVA, Valéria. (Orgs.) Juventudes Rurais e Urbanas: territórios, culturas, sociabilidades e identidades. Teresina-PI, EDUFPI, 2016, pp. 89 – 125.

PAIS, J. M. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2003.

SIQUEIRA, Deis; OSÓRIO, Rafael. O conceito de Rural. IN: GIARRACCA, Norma (Compiladora). ¿Una nuevareralidad em América Latina? Buenos Aires: CLACSO, 2001, pp. 67-79. Disponível em: <https://conectarural.org/sitio/sites/default/files/documentos/giarraca.pdf> Acesso: 13. Junho. 2018.

Downloads

Publicado

2020-10-13