Reflexões sobre educação para a diversidade: problematizando a construção da cidadania na Academia

Autores

  • Amanda Furtado Mascarenhas Lustosa Universidade Federal do Piauí
  • Lúcia Cristina dos Santos Rosa Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

educação, diversidade, cidadania, políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda a temática da educação para a diversidade, tendo em vista que a educação é um direito fundamental do cidadão. Baseado em uma educação libertária e numa concepção de irredutibilidade da diversidade humana, este estudo visa reafirmar a importância de uma formação crítica com um viés emancipatório, capaz de entender a diversidade e fortalecer a luta contra toda forma de preconceito e discriminação. Para compreender as conexões entre estes conceitos foi realizado um estudo de caso no curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, o qual evidenciou limites e possibilidades desta articulação.

Referências

AMARANTE, Paulo. Saúde Mental, Formação e crítica.In: Cultura da Formação: reflexões para a inovação no campo da saúde mental.-Rio de Janeiro: Laps, 2008.

BRASIL. Lei Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

______. Constituição Federal de 1988.

______. Projeto Pedagógico do curso de serviço social. Teresina, Piauí, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro,Paz e Terra.2006.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra.1996.

IAMAMOTO, Marilda Villela.In: Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. Revista da Associação Brasileira de ensino e pesquisa em Serviço Social-ABEPSS-ano 1, Brasília: Vaalci, 2000.

MACEDO, Stephen. Diversity and distrust: civic education in a multicultural democracy. Cambridge & London: Harvard University Press, 2003.

MOEHLECKE, Sabrina. As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, ago. 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000200008 &lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14 nov. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/ S0100 -15742009000200008.

NETTO, José Paulo. In: Reforma do Estado e Impactos no Ensino Superior. Reforma do ensino Superior e Serviço Social. Revista da Associação Brasileira de ensino e pesquisa em Serviço Social-ABEPSS-ano 1, Brasília: Vaalci, 2000.

NETTO, José Paulo. O processo da Formação profissional do Assistente Social.cadernos abess-associação brasileira de ensino de serviço social nº1.In: Teoria, método e história na formação profissional.cortez editora.1986.

ROTELLI, Franco. Saúde Mental, Formação e crítica.In: Formação e Construção de novas instituições em saúde mental.org.Paulo Amarante e Leandra Brasil da Cruz-Rio de Janeiro: Laps, 2008.

TAYLOR, Charles. The politics of recognition. In: TAYLOR, Charles et al. Multiculturalism: examining the politics of recognition. Edited and introduced by Amy Gutmann. Princeton: Princeton University Press, 1994, p. 25-73.

VERMA, Gajendra K. Diversity and multicultural education: cross-cutting issues and concepts. In: BAGLEY, Chistopher

R.; JHA, Madan Mohan; VERMA, Gajendra K (Ed.). International perspectives on educational diversity and inclusion: studies from America, Europe and India. New York & London: Routledge, 2007, p. 21-30.

Downloads

Publicado

2022-02-04