Política monetária brasileira no período de 2005 a 2012 : uma aplicação da regra de Taylor

Autores

  • Marcius Medson Campelo de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Edivane Lima Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Política Monetária, Taxa de Juros, Regra de Taylor

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar a formação da taxa de juros a partir da regra de Taylor e observar se a aplicação desta regra permite suavizar a taxa de juros no período de 2005 a 2012. A Regra de Taylor é utilizada como metodologia apropriada; sendo a taxa de inflação, o hiato do produto e a taxa de juros Selic as principais variáveis econômicas utilizadas. Os resultados apresentados mostram, de maneira geral, que é possível obter taxas de juros menores, em comparação àquelas praticadas no mercado durante o período analisado, ressalvadas algumas exceções. Conclui-se que a regra de Taylor dá importante contribuição para atenuar o comportamento da taxa de juros de curto prazo em boa parte do período analisado.

Referências

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. Banco Central do Brasil: Fique por dentro. 4. ed. Brasília: Bacen, 2008.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. Regime de metas para a inflação no Brasil: Série Perguntas mais Frequentes. Brasília: Bacen, 2010.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. Histórico das taxas de juros. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS>. Acesso em:20 jan. 2013a.

BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN. Histórico de metas para a inflação no Brasil. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pec/metas/TabelaMetaseResultados.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2013b.

BARCELLOS, P. Estimando uma Regra de Taylor para o sistema de metas de inflação brasileiro. Porto Alegre, 2003.

CARVALHO, F. J. et al. Economia monetária e financeira. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

GOMES, C.; HOLLAND, M. Regra de Taylor e política monetária em condições de endividamento público no Brasil. Minas Gerais, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE: Índices de inflação. Disponível em: <http://www.furb.br/ips/ip/IndicesDiversos.html>. Acesso em: 01 maio 2012.

MENDONÇA, H. F. Mecanismos de transmissão monetária e a determinação da taxa de juros. Economia e Sociedade, Campinas, n. 16, p. 65-81, jun. 2001.

MENDONÇA, H. F.; DEZORDI, L. L.; CURADO, M. L. A determinação da taxa de juros em uma economia sob metas para inflação: o caso brasileiro. 2005. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/sitefee/download/indicadores/33_03/11_parte.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2011.

SULZBACH, V. N. Política monetária sob o regime de metas de inflação. 2009. 86 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Departamento de Ciência Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

TAYLOR, J. B. Discretion versus policy rules in practice. Stanford: Stanford University, 1993.

TAYLOR, J. B. The explanatory power of monetary policy rules. Stanford: Stanford University, 2007.

Downloads

Publicado

2022-01-31