O Piauí na rota do comércio internacional: a presença dos comerciantes ingleses no Piauí oitocentista

Autores

  • Junia Motta Antonaccio Napoleão do Rego Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Comércio, Comerciantes, Ingleses

Resumo

O objetivo deste artigo é explicar de que forma comerciantes ingleses, estabelecidos em Parnaíba (PI), porto exportador e importador, articularam a integração da economia do Piauí a partir do século XVIII; e explicar como a economia do Piauí se articulava, por intermédio desses comerciantes, notadamente a Casa Inglesa, ao mercado nacional e à economia internacional.

Referências

FREYRE, G. Ingleses no Brasil: aspectos da influência britânica sobre a vida, a paisagem e a cultura do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

NUNES, O. Pesquisa para a história do Piauí: lutas partidárias e a situação da Província. Teresina: Fundapi, 2007. v. IV.

PENNINGTON, D. Manaus e Liverpool: uma ponte marítima centenária – anos finais do Império – meados do século XX. Manaus: EDUA/Uninorte, 2009.

REGO, J. M. A. N. Dos sertões aos mares: história do comércio e dos comerciantes de Parnaíba (1700-1950). 2010. 290 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2010.

SANTANA, R. N. M. Evolução histórica da economia piauiense. Teresina: Cultura, 1964.

TAKEYA, Denise Monteiro. O capital mercantil estrangeiro no Brasil do século XIX: a atuação da Casa Boris Freres no Ceará. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. XXV, n. 1-2, 1994.

TAKEYA, Denise Monteiro. Europa, França e Ceará: origens do capital estrangeiro no Brasil. Natal: EDUFRN, 1995.

VOLPI, Alexandre. A história do consumo no Brasil: do mercantilismo à era do foco no cliente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Downloads

Publicado

2022-01-29