Crédito rural: uma análise da atuação e características do PRONAF mulher

Autores

  • Elida Lourenço Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Tales Wanderley Vital Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André de Souza Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Vilane Gonçalves Sales Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sylvia Karla Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Pronaf Mulher, Crédito Rural, Agricultura Familiar

Resumo

O trabalho feminino desempenha uma importante função na agricultura familiar, pois a produtora rural desenvolve tarefas e funções que contribuem na produção agrícola. Porém, mesmo desenvolvendo um importante papel na agricultura familiar, seu trabalho é pouco reconhecido e na maioria das vezes suas atividades não são remuneradas. Portanto, para solucionar esse problema, mulheres passaram a desenvolver movimentos sociais que buscavam apoio em políticas públicas. A partir dessas revindicações, o Governo criou dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura familiar uma linha específica para mulheres – Pronaf Mulher, o mesmo permite que atividades desenvolvidas por mulheres sejam financiadas. O presente artigo tem como objetivo analisar as características e atuação da linha de crédito Pronaf Mulher do período de 2004 até 2010.

Referências

BUTTO, A. Políticas para Mulheres Rurais: Autonomia e Cidadania, NEAD, 2011.

BRUMER, A; SPANEVELLO, R.M. Entre o Sonho e a Realidade: O Crédito Rural para Mulheres da Agriicultura Familiar na Região Sul do Brasil, MDA, 2011.

CIRANDAS DO PRONAF PARA MULHERES, NEAD, 2005.

FEIJÓ, R.L.C. Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural, Rio de Janeiro, 2011.

FISHER, I.R; MELO, L.A. O Trabalho Feminino: Efeitos da Modernização Agrícola, Pernambuco,1996.

MELO, L.A. Crédito Rural no Brasil: Uma Realidade para a Mulher Agricultora Familiar?, Chile, 2006.

MENEGAT, A.S; FARIAS, M.F.L. Pronaf Mulher: Perspectivas para o Empoderamento Feminino nos Assentamentos Rurais do Estado de Mato Grosso do Sul, 2010.

SANDRONNI, Paulo, org. Novo Dicionário de Economia. 4 ed. São Paulo, 1994. Site oficial do Banco do Nordeste do Brasil. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/>. Site oficial da Companhia do Desenvolvimento do Vale de São Francisco e Parnaíba. Disponível em: <http://www.codevasf.gov.br/> Site oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Site oficial do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/>.

OUSA, J.M.P.; JÚNIOR, A.S.V.; MACIEL, I.S.R. Série Avaliação de Políticas e Programas do BNB, V.8, Fortaleza, 2010.

Downloads

Publicado

2022-01-29