A crise sistêmica do capital: uma interpretação marxiana

Autores

  • Júlio Ramon Teles da Ponte Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Crise, Capital rentista, Mundialização do capital

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a relação entre os processos de mundialização do capital e de financeirização da economia como decorrentes da contradição central do sociometabolismo capitalista. O propósito é expor algumas conexões entre o capital produtivo e o capital rentista, a fim de explicar a crise do moderno sistema do capital. Partimos da tese segundo a qual a dinâmica do capital está relacionada com a intensa incorporação de novas tecnologias no âmbito da esfera produtiva, sendo captada, de forma análoga, nos ciclos “encurtados” de acumulação do capital rentista.

Referências

CHESNAIS, F. Mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

GRESPAN, J. L. S. O negativo do capital. São Paulo: Hucitec, 1999.

HIFERDING, R. O capital financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, K. Teorias sobre a mais-valia. In: GIANNOTTI, J. A. (Org.). Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. O processo de circulação do capital. São Paulo: Nova Cultural, 1986. lv II, v. II (Os Economistas).

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Processo de produção do capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. lv. I, v. I.

MARX, K. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (borrador) -GRUNDRISSE. Buenos Aires:Siglo XXI, 1999. t. I, v. II.

MARX, K. Para a crítica da economia política. Lisboa: Progresso Lisboa-Moscovo, 1982.

MARX, K.; ENGELS F. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global, 1986.

PONTE, J. R. T. O trabalho no labirinto do mito da responsabilidade socioambiental: a experiência da cidadania empresarial no Banco do Brasil. 2011. 322 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011..

Downloads

Publicado

2022-01-28