Desempenho acadêmico: o caso de alunos cotistas do curso de Ciências Contábeis da UFPI

Autores

  • Adrielly Samantha Oliveira Ramos Universidade Federal do Piauí
  • Luciana da Silva Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Naiane da Silva Martins Universidade Federal do Piauí
  • Iane Rodrigues de Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí
  • Ceciane Portela Sousa Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Cotistas, Ciências Contábeis

Resumo

Este artigo analisa a trajetória acadêmica dos alunos ingressantes no período de 2007/2010 no curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí e descreve o desempenho acadêmico desses alunos, segregado em cotistas e não cotistas, a partir da análise das características: reprovações, tempo para conclusão do curso, evasão e índice de rendimento acadêmico. Os resultados apontam que o desempenho acadêmico geral dos cotistas foi melhor em todas essas características.

Referências

ALMEIDA, Vanessa. UFPI. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/cotas/ufpi-15.htm>. Acesso em: 26 nov.2014.

AVENA, C. P. Acesso ao ensino superior e desempenho acadêmico: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2007.

BEZERRA, T. O. C.; GURGEL, C. R. M. A política pública de cotas em universidades, enquanto instrumento de inclusão social. Revista Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 95-117, 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade /article/viewFile/12650/9213>. Acesso em: 26 nov. 2014.

BRAGA, M. M.; PINTO, C. O. B.M.; CARDEAL, Z. L. Perfil sócio-econômico dos alunos, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova, São Paulo: v. 20, n. 4, jul./ago. 1997.

BRAZ, L. M. N. A política de cotas sociais na Universidade Federal do Piauí: um estudo comparativo entre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não-cotistas. 2014. 47 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPEX. Institui o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Resolução n. 177, de 5 de novembro de 2012. Disponível em: <http://www.ufpi.br/arquivos/File/normas%20da%20graduacao%20APROVADO%20CEPEX%20%282%29.pdf> . Acesso em: 26 nov. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JUNQUEIRA, R. D. Prefácio. In: LOPES, M. A.; BRAGA, M. L. S.(Org.). Acesso e permanência da população negra no ensino superior. Brasília: MEC; BID; Unesco, 2007, p. 17-38.

LOPES, M. A. S. et al. Análise do desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES pela forma de ingresso: cotistas e não-cotistas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 17., 2010, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: CBC, 2010.

MAZZETTO, S. E.; CARNEIRO, C. C. B. S. Licenciatura em química da UFC: perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 6B, p. 1204-1210, nov.-dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Comissão especial de estudos sobre a evasão nas universidades públicas brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC, 1997.

PINHEIRO, J. S. S. P. Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo sobre o rendimento dos alunos cotistas e não cotistas da Universidade Federal do Espírito Santo. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI. UFPI é uma das 16 universidades que adotou sistema de cotas. 12 jul. 2007. Disponível em: <http://www.ufpi.br/noticia.php?id=14542>. Acesso em: 26 nov. 2014.

VASCONCELOS, A. I. T.; DINIZ, G.; ANDRADE, T. Determinantes socioeconômicos do índice de rendimento acadêmico dos discentes de instituições de ensino superior em um município cearense. In: ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE

LUCIANO FEIJÃO, 5., 2012, Sobral. Anais... Sobral: NPE, 2012.

Downloads

Publicado

2022-01-21