DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i3.6085Palavras-chave:
Educação Matemática; Educação Inclusiva; Autismo; Ensino Remoto.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor recursos e atividades pedagógicas que podem ser aplicados em sala de aula para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contendo assuntos ministrados na Educação Básica pelos professores de Matemática. Os resultados apontam que a utilização de materiais concretos demonstrou resultados positivos no ensino dessa disciplina para estudantes com autismo, ajudando no raciocínio lógico e na aprendizagem. Este estudo também apresenta as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática para esses alunos durante a pandemia da Covid-19, através do ensino remoto emergencial. O trabalho inclui uma abordagem histórica da educação inclusiva, que ainda é um desafio contemporâneo proporcionar uma educação para todos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, e os dados foram coletados através de uma revisão de literatura disponível em bases como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, internet, portais de artigos digitais e revistas.
Referências
ALEXANDRE, Joana Margarida Dias et al. A criança com autismo: os desafios da inclusão escolar. 2019. Dissertação de Mestrado.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais DSM-I. São Paulo: Manole, 1958.
ARAÚJO, Elisângela do Nascimento de. A contribuição do método TEACCH para o atendimento psicopedagógico. 2020.
ARAÚJO CO. Mapeamento do alunado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino de Embu das Artes/SP: perfil clínico e escolar [Tese]. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2019.
ASSUMPÇÃO JR, Francisco B.; PIMENTEL, Ana Cristina M. Autismo infantil. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, p. 37-39, 2018.
BARBOSA, M. O. Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Escola: Desafios para a ação educativa compartilhada. 2018. 262f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.
BOYER, Carl B. História da matemática. 4. ed. [tradução de Helena Castro]. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=sK-tDwAAQBAJ. Acesso em 12 de abril de 2023.
BOYER, Carl Benjamin, 1906.Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula. tradHygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa Com Deficiência. 2015. Disponível em <. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2015/lei/l13146.htm?msclkid=e03ca915a93011eca55b7de3600188ab. Dia Mundial de Conscientização do Autismo». Revista Autismo. Setembro de 2019, Mônica Villela Grayley. ONU marca 1º Dia Mundial sobre Autismo.CID-11. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília, 2020. Disponível em <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf>. Acesso em: 26 de mar. de 2023.
BRAZ, Fabiana Schondorfer; CHAVES, Emmanuelle Christine; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Inclusão Escolar de Crianças com TEA: Contribuições da Sociologia da Infância. Debates em Educação, v. 12, n. Esp2, p. 423-445, 2020.
CASTRO, Celia de. Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
COELHO, A.M. AGUIAR, A.I. Intervenção Psicoeducacional Integrada nas Perturbações do espectro do Autismo: Um Manual para Pais e Professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2018.
FREIRE, Marina Horta et al. Efeitos da Musicoterapia Improvisacional no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2022.
GOMES, F.A. O projeto Profissional do Serviço Social na Defesa e Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência: Espaço de Resistência e Luta na Cidade de São José dos Campos. 2016. 154 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
GUEDES, Nelzira Prestes da Silva; TADA, Iracema Neno Cecilio. A produção científica brasileira sobre autismo na Psicologia e na Educação. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 303-309, 2022.
GÓMEZ, A. M. S., TERÁN, N. E. Transtornos de Aprendizagem e Autismo. Cultural, S.A, 2022.
ROQUE, Tatiana. História da matemática. [S.l.]: Schwarcz, 2012. Disponível: <https://books.google.com.br/books?id=i2_TDwAAQBAJ>. Acesso em 13 de abr. de 2023.
SANTOS, Jéssica Figueirêdo dos. Autismo e suas interfaces: uma reflexão sobre o cuidado da família e a proteção social destinada à pessoa com transtorno do espectro autista – TEA. Trabalho de Conclusão de Curso. 2020.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, p.64-83. 2021.
UNESCO. Relatório anual da UNESCO no Brasil, 2020. Paris, 2021. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376049>. Acesso em 29 de mar. de 2023.
UNIT. Aprendizado de matemática no Brasil ainda precisa de melhorias. UNIT, 2021. Disponível em: <https://portal.unit.br/blog/noticias/aprendizado-de-matematica-no-brasil-ainda-precisa-de-melhorias/>. Acesso em 26 de mar. de 2023.
VALLADARES, Renato J. Costa. O jeito matemático de pensar. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2003.
WHITMAN, Thomas L. O Desenvolvimento do Autismo. M. Books Editora, 2019.