EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO REFLEXIVO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5821

Palavras-chave:

Pensamento Reflexivo; Democracia; Novo ensino médio; Educação.

Resumo

Este artigo trata do núcleo da pesquisa realizada para a elaboração da dissertação do mestrado em educação efetivado na Universidade Estadual de Londrina. O tema explora a importância da compreensão do pensamento reflexivo e sua relação com a experiência na construção de uma educação mais significativa e democrática promovida no novo ensino médio, e foi fundamentada na filosofia de Dewey. A análise de estudos nos compêndios filosóficos deweyanos visa fornecer singela clareza para profissionais da educação, especialmente diante das mudanças, como a reforma do ensino médio propõe. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa revisita obras de Dewey, como Como Pensamos, Democracia e Educação e Experiência e Educação, além de documentos da SEED-PR sobre o novo ensino médio. Consideramos que os documentos do novo ensino médio, embora reflitam aspectos correspondentes à filosofia deweyana, requer uma análise mais profunda das teorias do autor em pauta, necessária para embasar as revisões educacionais pretendidas.

Biografia do Autor

Jarson da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor pedagogo pela Secretária
Estadual de Educação (SEED). Professor pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SMEL), Londrina, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9891-6628. E-mail: jarson.silva10@uel.br.

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Filosofia (UFPR). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Filosofia (UFSC). Docente Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação (UEL) na Linha 1,Núcleo de Filosofia e Educação. Londrina, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8004-2371 E-mail:leoni.henning@yahoo.com

Referências

BAGATINI, Daniela Duarte da Silva. Navegar é preciso: o continuum experiencial de programação com a web. 2020. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 03, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Presidência da República, 2018b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br /resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

DEWEY, John. Como pensamos. Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo Campos. São Paulo: Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979b.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

DEWEY, John. Experiência e natureza; lógica: a teoria da investigação; a arte como experiência; vida e educação; teoria da vida moral. Tradução de Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme, Anísio S. Teixeira e Leônidas Gontijo de Carvalho. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores).

DEWEY, John. Reconstrução em filosofia: com a nova introdução do autor. São Paulo: Ícone, 2011.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução de Anísio S. Teixeira. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1975. 113p.

KOEPSEL, Eliana Cláudia Navarro; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. A tríade da reforma do ensino médio brasileiro: lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. e222442, 2020.

HENNING, Leoni Maria Padilha. Notas sobre a experiência qualitativa em Dewey. Filosofia e Educação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 47-74, 2015.

MURARO, Darcísio Natal. Democracia como forma de vida: relações entre as ideias de John Dewey e Paulo Freire. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9., 2012, Caxias do sul. Anais [...]. Caxias do sul: ANPED, 2012. ANPED 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/ anpedsul/9anped sul/paper/viewFile/2984/938/. Acesso em: 2 ago. 2021.

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães. A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência. Filosofia e Educação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 119–144, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i2.8668377. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668377. Acesso em: 10 out. 2023.

TEIXEIRA, Anísio. “A pedagogia de Dewey”. In: ROMÃO, José Eustáquio; RODRIGUES, Verone Lane (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. p. 33-136.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

DA SILVA, Jarson; MARIA PADILHA HENNING, Leoni. EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO REFLEXIVO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO NOVO ENSINO MÉDIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–19, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.5821. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5821. Acesso em: 21 nov. 2024.