AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SOCIOEDUCAÇÃO PARA SERVIDORES DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5571

Palavras-chave:

Representações sociais, Socioeducação, Educação social., Tribunal de Justiça

Resumo

A socioeducação é um tema novo em pesquisas fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais. Para Moscovici (1961), essa teoria tem a função de revelar como os sujeitos constroem suas explicações acerca dos fenômenos de seu cotidiano, evidenciando assim, as representações que pautam suas ações. Nessa direção, lançamos mão dessa teoria para identificar a representação social de socioeducação para servidores que atuam na Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Essa temática é de extrema relevância por abordar a implementação das medidas socioeducativas, significando relevante conquista na intervenção com adolescentes em conflito com a lei. O lócus da pesquisa é uma Vara da Infância e da Juventude, seção responsável no Poder Judiciário, por acompanhar e fiscalizar a execução das medidas socioeducativas. Para consecução da pesquisa, realizamos revisão bibliográfica, documental e investigação empírica, com 11 sujeitos. Para produção dos dados aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, realizamos a análise das evocações dos sujeitos, alicerçada na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998) e (SÁ, 1998), relativo à frequência e ordem média de evocação; na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 2001) e (JODELET, 2001); e nos estudos sobre Socioeducação e Educação Social (RANIERE, 2014) e (GADOTTI, 2012). Os resultados demonstram que no núcleo central surgiram evocações como: ‘educação’, ‘oportunidade’ e ‘direitos’. Assim, as possíveis representações sociais de socioeducação transitam em um cenário de cidadania, protagonismo e transformações, no qual as mudanças compartilhadas auxiliam a ressignificar as próprias representações historicamente postas acerca da socioeducação.

Referências

ABRIC, J. A abordagem estrutural das representações sociais. In PAREDES MOREIRA, Antônia Silva; OLIVEIRA, Denize Cristina de (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-38.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BISINOTO, C. et al. Socioeducação: origem, significado e implicações para o atendimento socioeducativo. Revista Psicologia em Estudo. Maringá, v. 20, n. 4, p. 575-585, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28456/pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

BRASIL, Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. acessado em: 21 de julho de 2018.

______, Lei nº 12.594/2012, de 4 de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm>. Acessado em: 21 de julho de 2018.

______, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 21 de julho de 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 62ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2016.

GADOTTI, M. Educação Popular, Educação social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico, 18 (1), 10-32. 2012. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In JODELET, D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.

Libâneo, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar em revista, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

MELO, E. S. do N. Representação social do ensinar: a dimensão pedagógica do habitus professoral. 2009. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14218>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

______.; VIEIRA, A. M. E. C. da S. A representação social de licenciandos em pedagogia acerca do trabalho docente. In ANDRADE, E. dos R. G.; MELO, E. S. do N. (orgs.). Formação docente e representações sociais: entre o vir a ser, o saber e o ser professor. Curitiba: editora CRV, 2016. p. 31-44.

______.; OLIVEIRA, K. M. de. Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN. Perspectivas: Florianópolis, v. 355, n. 1, p. 49-72, jan./mar. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n1p49/pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2018.

MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 45-66.

______. O fenômeno das representações sociais. In MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

______. A psicanálise, sua imagem e seu público. Representação social: um conceito perdido. Tradução de Sonia Furhmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

RANIERE, E. A invenção das medidas socioeducativas. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Psicologia social e institucional)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SÁ, C. P. de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. 1996. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf>. Acesso em: 21 de julho de 2018.

______. O campo de pesquisa em representações sociais. In Sá, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EUERJ, 1998.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BEZERRA, Marcelo dos Santos; MELO, Elda Silva do Nascimento. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SOCIOEDUCAÇÃO PARA SERVIDORES DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–16, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5571. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5571. Acesso em: 21 nov. 2024.