PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Especificidades e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4143

Palavras-chave:

Pedagogia e Coordenação Pedagógica; Educação Infantil; Cuidado e Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de natureza bibliográfica relacionada à coordenação pedagógica na educação infantil, uma das áreas de atuação do profissional formado em pedagogia. A partir das problematizações realizadas na disciplina “Cuidado e Educação na Educação Infantil: fundamentos, prática pedagógica e formação de professores/2022” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado/PPGEFB, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, refletimos sobre a formação e o trabalho desempenhado pelo coordenador pedagógico atuante nas instituições de educação. O texto está organizado de maneira a abordar as concepções de infância e criança existentes na sociedade; avanços e impasses no campo das políticas e legislações direcionadas à infância e, por fim, à docência e à coordenação pedagógica nesta etapa de ensino. Utilizamos os estudos de Azevedo (2013); Kramer (2005); Kuhlmann Jr (2011); Montenegro (2001); Almeida, Placco, Souza (2011); Bruno, Abreu, Monção (2015), entre outros para discussão proposta.

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. SOUZA, Vera Lucia Trevizan. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, São Paulo, v. 2, p. 227-288, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/1424546-O-coordenador-pedagogico-cp-1-e-a-formacao-de-professores-intencoes-tensoes-e-contradicoes-2.html Acesso em: 13 nov. 2021.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Educação Infantil e Formação de Professores: para além da separação cuidar-educar. UNESP, 2013.

BARBOSA, M. C. S.; QUADROS, V. S. R. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 45-70, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF). Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, DF: Casa Civil, 1990.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI. Brasília, MEC, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficinal da União, Brasília, 23 dezembro de 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 3, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil- DCNEI. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n.º 2, de 22 de dezembro de 2017. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Diário oficial da União, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796379631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira. Os saberes das relações interpessoais e a formação do coordenador pedagógico. Teses (Doutorado). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12942 Acesso em: 02 fev. 2022.

BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ABREU, Luci Castor de; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Os saberes necessários ao coordenador pedagógico de educação infantil: reflexões, desafios e perspectivas. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. PLACCO, Vera Maria N. de Souza (Org.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

CAMPOS, Maria Malta. A Formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate. Educação & Sociedade, v.20, n.68, p.126-142, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7R5T53QZHf5ntHHcQrRxD9m/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 jul. 2022.

COHN, Clarice.; DEL PRIORI, Mary. Entrevista [2010]. Na Íntegra. UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, 2010. “Infância” com Clarice Cohn (antropóloga) e Mary Del Priori (historiadora), concedida ao Programa complementar ao curso de Pedagogia Univesp/Unesp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xa8v6DFdTvo&ab_channel=UNIVESP. Acesso em: 24 jul. 2022.

COUTINHO, A.M.S. Os bebês no cotidiano da creche: ação social, corpo e experiência. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 105-114, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3217 Acesso em: 16 fev.2023.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção cientifica recente. Florianópolis, SC, 2014.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

JAMES, Allison; JENKS, Chris; PROUT, Alan. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Política de formação profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação & Sociedade, v.20, n.68, p.61-79, Campinas, dezembro, 1999.

KRAMER, Sonia (Org.). Profissionais de Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 6ª Ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.

KUHLMANN Jr., Educação Infantil e currículo. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart e PALHARES, Mariana (org.). Educação Infantil pós LDB: rumos e desafios. Campinas: autores associados. 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar Em Revista, n. 17, p.153–176, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.226. Acesso em: 27 de fev. de 2023.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. A Gestão democrática infantil: perspectivas e desafios. Projeto (de Doutorado). São Paulo, FEUSP, 2009

MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na educação infantil. EDUC, 2001.

MUNIZ, Luciana. Naturalmente criança: a educação infantil de uma perspectiva sociocultural. In: KRAMER, Sonia et al. Infância e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

PINTO, Aline. Cadê? Achou! Educar, cuidar e brincar na ação pedagógica da creche. Curitiba: Editora Positivo, 2018.

PRESTES, Carina da Silva.; RODRIGUES, Ana Cristina da S. Aproximando Freire da Educação Infantil. In: IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, esperança e humanização. Anais Paulo Freire 2015. Faculdades Integradas de Taquara/RS. 2015.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Gerações de Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.26, n. 91, mai/ago, 2005.

SARMENTO, Manoel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel J. (orgs). Infância (in)visível. Araraquara/SP: Junqueira & Marin editores, 2007.

WALTRICK, Rose Elaine de Liz. O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis: Marcas de uma experiência democrática. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91564 . Acesso em 15/01/2021.

ZUMPANO, Viviani Aparecida Amabile. O coordenador pedagógico e o seu papel na formação continuada em serviço do professor de educação infantil (creche). Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15970. Acesso em: 23 maio 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

SCHLICKMANN DE ARAUJO, Vanderléia; DE FÁTIMA RECH PILONETTO, Roseli. PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Especificidades e Desafios. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4143. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4143. Acesso em: 24 nov. 2024.