Perspectivas musicais e pedagógicas nas memórias de Maria Yêda Caddah

Autores

  • Rodrigo Alves de Melo Universidade Federal do Piauí
  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.2754

Palavras-chave:

Educação Musical; História da Educação; Memória; Música; Viagens de formação.

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma Tese de Doutorado em andamento e tem como foco conhecer as memórias e histórias formativas da pianista e professora de música piauiense Maria Yeda Caddah e pretendemos assim, contribuir com a História da Educação e em especial, com a História da Educação Musical. Buscamos entender como suas viagens formativas influenciaram em sua atuação, enquanto artista e docente. As perguntas norteadoras deste estudo foram: Quando a pianista começou a fazer viagens para outros estados, com o intuito de estudar música? Quais a suas dificuldades nessa trajetória de se tornar docente? Qual a influência de sua participação em concursos de piano em sua prática pedagógica? Como a formação adquirida impactou em sua atuação docente?  A partir dos referenciais teóricos de Bourdieu (2006), Ferro (2010), Rocha (2012), Monti (2015), entre outro que discorrem sobre história e memória, educação e história, viagens de formação e trajetórias docentes, buscamos interpretar as contribuições desta pianista para a História da Educação Musical.

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História: Fontes Históricas. Carla Bassanezi Pinsky. (organizadora). 2ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). In: Usos e abusos da da história oral. 8. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BUENO, Belmira Oliveira; CHAMLIAN, Helena Coharik; CATANI, Denise Bárbara. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educ. Pesqui. [online]. 2006, vol.32, n.2, pp. 385-410. Disponível: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151797022006000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 15 de abril de 2022.

CATROGA, Fernando. Memória, História e Historiografia. Quarteto editora, Coimbra: 2001.

COSTA, Roseli Araújo Barros. GONÇALVES, Tadeu Oliver. Histórias de vidas: a vez e a voz dos professores. Revista Margens Interdisciplinar. Periódicos UFPA. V. 7, n. 8, 2013.

FÉLIX, Loiva Otero. História e memória: a problemática da pesquisa. Ediupf, Passo Fundo: 1998.

FERRO, Maria do Amparo Borges. Cazuza e o sonho da escola ideal. EDUFMA, São Luís: 2010.

FILHO, João Valter Ferreira. História e memória da educação musical no Piauí: Das primeiras iniciativas à Universidade. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí. Teresina: 2009.

FILHO, João Valter Ferreira. A educação musical no Piauí no início do Século XX: Entre as aulas particulares e o ensino coletivo de bandas. Ecos e memórias: histórias de ensinos, aprendizagens e músicas / Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Inês de Almeida Rocha, organizadores. –Teresina: EDUFPI, 2019.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: A pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent León Schaffter. 2ª ed. Vértice Editora, São Paulo: 1990.

ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 9, 7-16, set. 2003.

http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/395. Acesso em 15 de maio de 2022.

LEÃO, Eliane. CARVALHO, Valéria Lázaro de. Pesquisa em música II: o ensino, a vivência e a aprendizagem musical. Curitiba: CRV, 2017.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 150-171, setqdez. 2015. http://dx.doi.org/10.5965/1984723816322015150. Acesso em 15 de maio de 2022.

PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.

PERROT, Michele. Minha história das mulheres. Tradução Angela M. S. Côrrea. Campinas: Contexto, 2007.

ROCHA, Inês de Almeida. “Quanta coisa para pensar nos tem dado essa gente”: educadores musicais brasileiros em viagem aos Estados Unidos. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p.. 101-126, jun. 2012. file:///C:/Users/User/Downloads/180-275-1-PB%20(3).pdf. Acesso em 16 de maio de 2022.

SAHAGOFF, Ana Paula. Pesquisa Narrativa: Uma metodologia para compreender a experiência humana. XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 19 a 23 de outubro de 2015. https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/879/1013.pdf. Acesso em 22 de maio de 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez. 2007.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. A escola e a memória. EDUSF, Bragança Paulista: 2000.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

ALVES DE MELO, Rodrigo; MONTEIRO GONZAGA DO MONTI, Ednardo. Perspectivas musicais e pedagógicas nas memórias de Maria Yêda Caddah. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.2754. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2754. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos