A ROBÓTICA E AS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12531

Palavras-chave:

Robótica educacional, aprendizagem em matemática, ambiente escolar

Resumo

Com a evolução da sociedade, houve a necessidade em criar algo que facilitasse a vida do homem, seja ela no dia-a-dia ou para realização de trabalhos específicos de modo autônomo. Esse movimento dinâmico da utilização das tecnologias perante a sociedade foi grande, comparado ao que temos hoje, a vista disso, a escola não poderia ser diferente. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, buscamos trazer uma das tecnologias educacionais que podem ser favoráveis para a aprendizagem no ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa está centrado em apresentar a robótica como um dos recursos para aprender matemática nas series finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a Revisão Bibliográfica, a partir de produções cientificas já publicadas nas bases de dados do Googlo Acadêmico e Periódicos CAPES. Os dados coletados, foram categorizados em três categorias estabelecidas a posteriori, sendo elas: C1 – Robótica educacional como ferramenta centrada no ensino; C2 – Robótica educacional como ferramenta centrada na aprendizagem; C3 – Utilização da robótica educacional como metodologia no ensino e na aprendizagem.

Referências

BIBLIOTECA, P. P. D. C. M. Tipos de revisão de literatura, Botucatu, 2015. Disponivel em: <https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf>. Acesso em: 17 Junho 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e terra: Coleção leitura, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

MALIUK, K. D. Robótica educacional como cenário investigativo nas aulas de matemática - Dissertação. Porto Alegre: LUME - Repositório digital, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17426>. Acesso em: 18 maio 2020.

NÉRICI, I. G. Educação e ensino. São Paulo - SP: Ibrasa - Instituição Brasileira de Difusão Cultural LTDA, 1985.

PAPERT, S. LOGO: computadores e educação, Título original: Mindstorms - Children Computers and Powerful Ideas. Tradução de: José A. Valente. São Paulo: Brasiliense s.a., 1985, por Basic Books, Inc. POCRIFKA, D. H.; SANTOS, T. W. Linguagem logo e a contrução do conhecimento. 1. ed. Paraná: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE,

Disponivel em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2980_1303.pdf>. Acesso em: 16 out. 2020.

PUZISKI, M. Construindo uma calculadora: uma atividade envolvendo robótica, programação e matemática. 1. ed. Bento Gonçalves, RS: REMAT, v. 3, 2017. 136-146 p.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

DE OLIVEIRA SOUZA LEITE, Crislaine; JAPECANGA AREDES, Alaíde Pereira; SANTOS MELO, Marcia. A ROBÓTICA E AS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12531. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1878. Acesso em: 21 nov. 2024.