ESTUDOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE NA RBEPT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5934

Palabras clave:

Interdisciplinaridade. Disciplina. Formação Politécnica. Formação Omnilateral.

Resumen

O presente estudo - Interdisciplinaridade na Educação Profissional - objetiva discutir criticamente o tema interdisciplinaridade na Revista Brasileira de Educação Profissional (RBEPT), firmando-se como um Estado do Conhecimento a partir de uma análise acerca das produções científicas sobre o tema em questão, neste periódico acadêmico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, por meio da qual, foram encontrados 14 artigos abordando a temática em questão, no período de 2016 e 2022. Como resultados, foi possível concluir que as práticas em colaboração, permitirão por parte dos alunos um efetivo aproveitamento de conteúdos, um currículo integrado que permite uma ampliação do conhecimento de sociedade e trabalho, um estudante assim, motivado, para dar continuidade a sua formação enquanto cidadão e um professor comprometido com a formação politécnica e omnilateral.

Biografía del autor/a

Evanuzia Lucena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Natal. Rio Grande do Norte. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0612-9748 Email: evanuzia.maria@escolar.ifrn.edu.br

Artur Fabiano Araújo de Albuquerque , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

 Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Docente de Arte-Música na graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Citas

REFERÊNCIAS

BESSA, C. R. L. de; CAVALCANTE, R. P.; MALDANER, J. J.; CORREIA, K. C. P.

Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9496, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9496. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496. Acesso em: 17 jul. 2022.

CARDOSO, T. C.; HAMMES, I. L.; BOTH, J. T. A construção do ensino médio integrado: contribuições a partir de uma proposta de formação continuada no IFSUL - Campus Pelotas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9684, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9684. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9684. Acesso em: 8 jul.

DE OLIVEIRA, A. C. T. M.; GUIMARÃES, E. R. Contribuições da leitura de imagem fotográfica para a formação integral no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e10922, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.10922. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10922. Acesso em: 7 jul. 2022.

DINIZ, M. V. C.; CARNEIRO, T. K. G.; CARNEIRO, B. J. de oliveira. Cursos de

formação pedagógica para docentes graduados não licenciados dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12384, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12384. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12384. Acesso em: 8 jul. 2022.

DRUMOND, L. G. H.; CONRADO, D.; PEREIRA, C. A. Livro-jogo interativo para o ensino interdisciplinar de programação no ensino técnico integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11513, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11513. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11513. Acesso em: 7 jul. 2022.

FARIA, A. G. V.; CARDOSO, R. A.; GODOY, R. R. Ensino de química no técnico de nível médio integrado em informática: uma proposta de ensino contextualizado e interdisciplinar. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7667, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7667. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7667. Acesso em: 7 jul.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994, 143p.

FELTES ALVES, K.; DE CAMPOS, D. “Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare”: um projeto de leitura para alunos de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8170, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8170. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8170. Acesso em: 8 jul. 2022.

GATTÁS, M. L. B; FUREGATO, A. R. F. A Interdisciplinaridade na Educação. In.: Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 8, n. 1, enero-abril, 2007.

Universidade Federal do Ceará. Fortaleza – BR. p. 85-91.

LENOIR, Y. Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em educação em função de três tradições culturais distintas. Revista E-Curriculum, São Paulo. v. 1, n. 1. dez – jul. 2005-2006. http://www.pucsp.br/ecurriculum.

LUCENA, F. F. A concepção de formação humana nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 25– 35, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5443. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5443. Acesso em: 8 jul. 2022.

MACHADO, S. M.; GOUVEIA, R. C. Projeto sobre educação financeira:

contribuições para uma formação emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFSP – Campus Sertãozinho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11722, 2022. DOI: 0.15628/rbept.2022.11722. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11722. Acesso em: 7 jul. 2022.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo, Atlas, 2001.

MEDEIROS SILVA, D. de; ARAÚJO, F. O.; FERREIRA, R. G. Interdisciplinaridade: reflexões sobre práticas pedagógicas no ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8814, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8814. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8814. Acesso em: 8 jul. 2022.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. Téc. Edgard de Assis Carvalho. 2ª ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF. UNESCO, 2000.

MOROSINI, M. C; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154- 164, julho – dezembro, 2014.

PEREIRA, D. O.; ALVES, G. S. Educação profissional: do paradigma fragmentado a uma pedagogia da integração. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10117, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10117.

Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10117. Acesso em: 8 jul. 2022.

PEREIRA, L. N. A (re)construção curricular na Educação Profissional e Tecnológica: integração e interdisciplinaridade conectando teoria e prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11616, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11616. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11616. Acesso em: 7 jul. 2022.

REBOUÇAS, G. M; BADIRU, A. I; MARQUES, V. T. Interdisciplinaridade, Complexidade e Educação: Implicações Éticas. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju. v.4, n.1. Out. 2015, p. 101 – 114.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SCHMITT, A. R. V. A Educação Profissional e Tecnológica como ferramenta de inclusão social de mulheres vulneráveis. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12437, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12437. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12437. Acesso em: 7 jul. 2022.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, M. O. da. A interdisciplinaridade como uma possibilidade no processo ensino aprendizagem da educação profissional de nível tecnológico para o mundo do trabalho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 13–30, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.4766. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4766. Acesso em: 7 jul.

SIQUEIRA, A. (2001). Práticas interdisciplinares na educação básica: uma revisão bibliográfica -1970-2000. ETD - Educação Temática Digital, 3(1), 90-97. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-105284

TAVARES, C. L. S. O ensino investigativo como ferramenta para despertar interesse em alunos por disciplinas profissionalizantes: relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7967, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7967. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7967. Acesso em: 8 jul. 2022.

VASSELAI, M. P.; NASCIMENTO, T.; BUSATO, I. do R. H.; MORAIS, J. L. de.

Prática pedagógica interdisciplinar: contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental de alunos da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10686, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10686. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10686. Acesso em: 7 jul. 2022.

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

LUCENA, Evanuzia; ARAÚJO DE ALBUQUERQUE , Artur Fabiano; BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES , Andrezza Maria. ESTUDOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE NA RBEPT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.5934. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5934. Acesso em: 21 nov. 2024.