A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5923Palabras clave:
Pedagogia Jurídica; pedagogo jurídico; Tribunal de Justiça de Alagoas; equipes multidisciplinaresResumen
Este artigo deriva de monografia apresentada ao final do Curso de Especialização em Pedagogia Jurídica da Faculdade de Ciências Humanas de Recife; nele, indagamos os porquês da presença do pedagogo no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e se os conhecimentos construídos no Curso de Pedagogia contribuem para a atuação do pedagogo em equipe multidisciplinar. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se orienta pelo método estudo de caso. As respostas coletadas após aplicação de questionário junto a pedagogas atuantes no TJAL nos possibilitaram alargar o conhecimento sobre a atuação dessas profissionais no campo jurídico. Para os sujeitos de nossa pesquisa, os currículos dos cursos de Pedagogia pouco colaboraram para sua atuação nas equipes multidisciplinares a serviço da Justiça Infantojuvenil; as respondentes referiram como maior desafio para o pedagogo jurídico o reconhecimento e a valorização de seu trabalho dentro das equipes multidisciplinares e do TJAL como um todo, evidenciando, assim, a necessidade de ampliação do diálogo sobre a Pedagogia Jurídica como campo prático-teórico em emergência.
Citas
ABMP. O sistema de justiça da infância e juventude nos 18 anos do Estatuto da Criança e
do Adolescente: desafios na especialização para a garantia de direitos de crianças e
adolescentes. Brasília, DF: ABMP, 2008. Disponível em:
https://www.ufrgs.br/napead/projetos/estacao-psi/anexos/Desafios_Sistema_Justica.pdf.
Acesso em: 30 abr. 2024.
AMARAL, Maria G. B.; SEVERO, José L. R. de L.; ARAÚJO, Talita M. de. Pedagogia jurídica no
Brasil: questões teóricas e práticas de um campo em construção. 1. ed. Fortaleza: Editora da
UECE, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-
content/uploads/sites/88/2023/10/Pedagogia-jur%C3%ADdica-no-Brasil-quest%C3%B5es-
te%C3%B3ricas-e-pr%C3%A1ticas-de-um-campo-em-constru%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso
em: 30 abr. 2024.
BERNARDES, Cyntia. A de Araújo. Pedagogia Jurídica: contribuições do pedagogo em varas
de infância e juventude. São Paulo: Editora Dialética, 2021.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de julho 1990. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 30 abr. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei Federal no 9.394/1996. Brasília,
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30
abr. 2024.
. SILVA, Maria Q. Vicente da,; SILVA Pedro Rodrigo da,
Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X
DOI: 10.26694/epeduc
BRASIL, Resolução de CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 30. abr. 2024.
DAL-BÓ, Ana Maria Mafra. Trabalho interdisciplinar - Psicologia e Serviço Social: uma
vantajosa parceria. In: O Serviço Social no Poder Judiciário. Caderno 1, ACASPJ, 2009.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2017.
DIAS, Fabiana K. A atuação do pedagogo em equipe interdisciplinar que trabalha com
processos de crimes praticados contra a crianças e o adolescente. In: MELO, Simony F. de;
SANTOS, Gidair L. dos. (Orgs.). Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo no judiciário.
Editora UFPE, Recife 2015. p. 121-135.
FAZENDA, Ivani. (Org.) O que é interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo:
Edições Loyola, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GALO, Ana P. V.; MELO, Simony F. de; SEVERO, José L. R. de L. Pedagogia jurídica:
perspectivas humanizadoras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude
judicializadas. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-20, 2023. Disponível em:
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 30 abr. 2024.
LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogo, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.
LIBANEO, José C.; PIMENTA, Selma G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e
perspectiva de mudança. Revista Educação e Sociedade, ano XX, n. 68, dezembro, 1999.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 30 abr. 2024.
LIMA, Ana. K. M.; LIMA, Isabel, M. S. O.; LIMA, Ludmilla, K. R. de. Dimensão pedagógica da
Justiça Restaurativa e os Círculos Virtuais de Construção de Paz. São Paulo: edição do autor,
Disponível em:
https://www.mpmg.mp.br/data/files/1E/27/72/54/65A9C71030F448C7860849A8/Dimensa
o%20pedagogica%20da%20Justica%20Restaurativa%20e%20os%20circulos%20virtuais%20d
e%20construcao%20de%20paz.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.
MELO, Simony F. de; SANTOS, Gidair L. dos. Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo no
judiciário. Editora UFPE, Recife 2015.
MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed.
São Paulo: Hucitec, 2014.
SANTOS, M. A. C. Criança e criminalidade no início do século. In: PRIORE, Mary Del (Org.).
História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 210-229.
A atuação do Pedagogo no Tribunal de Justiça De Alagoas: um estudo de caso
Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X
DOI: 10.26694/epeduc
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores
Associados, 2010.
SEVERO, José L. R. de L. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 244, p. 561–576, out. 2015.
SILVA, Mirelly S. Praseres da; SILVA, Pedro Rodrigo da. As práticas do pedagogo no Tribunais
de Justiça brasileiros: a emergência de uma pedagogia (jurídica)? Editora CRV. Curitiba,
SOUZA, Mariana A. S. de S. Atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares:
pedagogia e currículo. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
VASCONCELOS, Eduardo M. Serviço Social e interdisciplinaridade: o exemplo de saúde
mental. In: Serviço Social e Sociedade: descentralização, cidadania, participação. 54, ano
XVIII. Editora Cortez, 1997.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça/justiça
restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2008.