CARTOGRAFANDO AS LINHAS ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA DIFERENÇA DE DELEUZE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5304

Palabras clave:

Tradicional, Ensino, Matemática, Filosofia da Diferença

Resumen

Este ensaio visa discutir a atual situação do ensino da Matemática e, posteriormente, abordar a filosofia da diferença de Deleuze como um pensamento no ensino da matemática. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico fundamentado no método cartográfico de Deleuze, com abordagem qualitativa, visando proporcionar discussões embasadas no ensino da Matemática, na filosofia da diferença e no entrelaçamento desses conceitos. A partir disso, destacam-se, por meio de pesquisa bibliográfica, como o ensino da Matemática é representado no tradicionalismo em sala de aula pelos professores. Consequentemente, por meio dessas discussões sobre o ensino da Matemática, apresenta-se uma abordagem que valoriza as diferenças, respeitando as diversas subjetividades dos estudantes. É relevante ressaltar que este ensaio não tem a pretensão de fornecer uma “receita” para o ensino da Matemática, mas sim de promover a discussão acerca das diferenças, dos signos e das subjetividades presentes em sala de aula.

Biografía del autor/a

Guilherme Araújo Soares, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM

Maria Isabel Menezes Rolleri, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Maria Ione Feitosa Dolzane, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação no campo das Novas Tecnologias aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta atuando no Centro de Educação a Distância na área de Gestão de Projetos e Sistemas para a Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática na linha: Tecnologias para Educação, Difusão e o Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2024-09-03

Cómo citar

SOARES, Guilherme Araújo; ROLLERI, Maria Isabel Menezes; DOLZANE, Maria Ione Feitosa. CARTOGRAFANDO AS LINHAS ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA DIFERENÇA DE DELEUZE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–17, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.5304. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5304. Acesso em: 21 dic. 2024.