A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4971

Palabras clave:

monitoria; ensino; psicologia; formação

Resumen

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a prática de monitoria desenvolvida na disciplina de Processos Psicológicos Básicos II do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Objetivou-se com este trabalho descrever a vivência de monitoria, compreender a sua importância para a formação acadêmica dos monitores e expressar a sua influência no incentivo à prática docente. O estudo é do tipo qualitativo e pautado em vivências próprias, considerando a postura adotada pelos monitores frente às atividades adjacentes à prática de monitoria. Nessa lógica, é imprescindível a realização de discussões acerca da monitoria acadêmica no ensino superior, tendo em vista a sua influência sobre os diversos processos que marcam a graduação.

Biografía del autor/a

Lêda Maria de Carvalho Ribeiro Holanda, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UNB). Docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7351-7655. E-mail: ledamaria@ccs.uespi.br.

Lucas Farias dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil

Thayná Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Citas

AGUIAR, Orlando Jr. O papel do construtivismo na pesquisa em ensino de ciências. Investigações em ensinos de ciências, v. 3, n. 2, p. 107-120, ago. 1998. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/620/409. Acesso em: 18 jun. 2023.

ARIAS, José O. Cardentey; YERA, Armando Pérez. O que é a pedagogia construtivista?. Rev. Educ. Pública, Cuiabá, v. 5, n. 8, jul/dez. 1996. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/download/361/329/0. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.314/2001, aprovado em 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Psicologia. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao. Acesso em: 18 jul. 2023.

CARRARO, P. R.; ANDRADE, A. dos S.. Concepções docentes sobre o construtivismo e sua implantação na rede estadual de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 13, n. 2, p. 261–268, jul. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/DQMTFbzWKH6F5H5qw9RKvmd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 abr. 2023.

CASARIN, Sidnéia Tessmer; PORTO, Adrize Rutz. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. Journal of Nursing and Health, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 4, p. 1-3, 22 nov. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/21998. Acesso em: 21 fev. 2023.

CUSTÓDIO, José Francisco et al. Práticas didáticas construtivistas: critérios de análise e caracterização. Rev. Fac. Cienc. Tecno, Bogotá, v. n. 33, p. 11-35, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/ted/n33/n33a01.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 21 fev. 2023.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 241, p. 567-589, set. 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22893/1/ARTIGO_MonitoriaFonteSaberes.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.

FREIRE, Vitória Chérida Costa, PAULA, Karolynne Barrozo de. A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, 2013. p. 671- 680. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39161/1/2013_eve_kbpaula.pdf. Acesso em: 22 jul.2023.

MELO, Renata. Dinâmica quebra-gelo e resgatar memórias - @renatamelo.psi. [S.l.: s. n.], 13 fev. 2020. 1 vídeo (6 min 57 s). Publicado pelo canal Renata Melo.

Disponível em: https://youtu.be/ap6Q2JjBSPA. Acesso em: 7 nov. 2022.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. Disponível em: https://interdisciplinarmackenzie.files.wordpress.com/2015/02/livro-ensino-as-abordagens-do-processo-mizukami.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamus de Medeiros (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: Editora da UFRN, 2007. p. 45-57. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20110691428837665261ac9a0128cd2d/Monitoria.pdf. Acesso em: 18. jul. 2023.

RAMALHO, Betania Leite. Reflexões sobre o ensino e o exercício da docência no ensino superior. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamus de Medeiros (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: Editora da UFRN, 2007. p. 11-26. Disponível em: https://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20110691428837665261ac9a0128cd2d/Monitoria.pdf. Acesso em: 18. jul. 2023.

SEKKEL, Marie Claire; MACHADO, Adriana Marcondes. O projeto pedagógico do curso de formação de professores de psicologia do instituto de psicologia da USP. Temas em Psicologia, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 127-134, jun. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2007000100013. Acesso em: 18 jul. 2023.

UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Projeto pedagógico do curso de psicologia. Teresina, Piauí: Uespi, 2014. 230 p.

UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Edital PREG N° 35/2022: programa de monitorias remuneradas e não remuneradas. Teresina, Piauí: Uespi, 2022. 11 p.

VICENZI, Cristina Balensiefer et al. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 88-94, 2016. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1257/1254. Acesso em: 21 fev. 2023.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

DE CARVALHO RIBEIRO HOLANDA, Lêda Maria; FARIAS DOS SANTOS, Lucas; PIRES DE OLIVEIRA, Thayná. A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–13, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.4971. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4971. Acesso em: 21 nov. 2024.