ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA COM A PEDAGOGIA WALDORF.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4724

Palabras clave:

Pedagogia Waldorf, Pedagogia de emergência, formação pedagógica

Resumen

Pedagogia de Emergência é uma organização que opera ações em vários países que estão passando por crises humanitárias, e tem como objetivo dar assistência às crianças, jovens e adultos afetados por conflitos armados e catástrofes naturais. No Brasil, a organização já atuou na linha de frente de várias ações humanitárias, mas o foco da associação no país tem sido oferecer capacitações aos professores para lidarem com situações de crise no ambiente escolar. Desse modo o presente estudo aborda uma análise sobre a Pedagogia de Emergência e suas implicações acerca da formação do pedagogo para a conjuntura brasileira junto com a Pedagogia Waldorf. Tendo como objetivo analisar de que modo essa Pedagogia de Emergência se faz necessária quando o assunto é resolução de conflitos e crises humanitárias, algo que vem crescendo cotidianamente no cenário educacional brasileiro, com esse intuito essa pesquisa recorreu a análise documental em livros, artigos, sites, páginas e revistas. Com isso, foi possível obter como resultado uma análise crítica de como essa Pedagogia de emergência, fundamentada na Pedagogia Waldorf, (entre vírgulas) é de grande valia na formação dos pedagogos para lidar com situações de crise humanitária. Contudo, o estudo ainda se fez relevante para dar visibilidade ao tema que ainda é relativamente novo no país, e discutir sobre questões tão necessárias, como a formação do Pedagogo para dar suporte aos alunos após situações de crise e calamidade.

Biografía del autor/a

Cinta Aparecida Nascimento Silva, Universidade de Pernambuco - PE

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco campus Mata Norte (UPE/Mata Norte), Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000. E-mail: Cintia.aparecidas@upe.br

Mirtes Ribeiro de Lira , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil..
ORCID: http://orcid.org/0000-0000-0000-0000. E-mail: Mirtes.lira@upe.br

Citas

ASSOCIAÇÃO DA PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA NO BRASIL. Pedagogia de emergência, página inicial.2017. Disponível em:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://pedagogiadeemer gencia.org/&ved=2ahUKEwiqs8-j4Zf4AhUIppUCHdDpAgYQFnoECAcQAQ&usg=AO vVaw26lhBd_B2Bdna06fWizryS .Acesso em: 23 de fev. de 2022.

DO EVENTO, Coordenação; LUTZ, Armgard. PEDAGOGIA DA EMERGÊNCIA: CONSTRUINDO REDES SEM PAREDES. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta – RS, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 101-102, apr. 2019. ISSN 2595-1386. Disponível em: http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/639. Acesso em: 05 june 2022.

GESTÃO DE DESASTRES E AÇÕES DE RECUPERAÇÃO. Florianópolis, cepd ufsg, 2014.

INEE, 2000. Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência.

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://inee.org/pt/sobre-a-i nee&ved=2ahUKEwiBm-muxpn4AhUHBrkGHWb8CxsQFnoECBcQAQ&usg=AOvVa w3-GvwVahVZYYaKEIoGDprf . Acesso em: 11, fev e 2022.

Junior, J. B., Stoltz, T., & da Veiga, M. (2015). Pedagogia Waldorf: educar para liberdade é desenvolver o pensar, o sentir e o querer. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(15), 222–243. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/457

KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: Ensino fundamental de nove anos: Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília. 2007.

LANZ, R. A pedagogia Waldorf: Caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 1998.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Ed. Antroposofia, 2003.

LUCKESI, Cipriano. O educador: quem é ele?. ABC EDUCATIO, n° 50, p. (12 a 16), Outubro, 2005.

MARCHEZINI, V.; MUÑOZ, V. A.; TRAJBER, R.. Vulnerabilidade Escolar frente a Desastres no Brasil.Territorium, Vilarinho, v. 25, n. II, p. 161-177, 2018.

MORAN. J.M. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2017

OLIVEIRA, J. R. de. O prazer de aprender brincando. 39 p. Monografia

(Especialização em Psicopedagogia.)- Universidade Cândido Mendes,Niterói, 2011 PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS/FACED/DEBAS,1995

RISTUM, M. O Conceito de Violência de Professoras do Ensino Fundamental, 2001. Tese de doutorado, Salvador: Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.

RUF, Bernd. Destroços e traumas: embasamentos antroposóficos para Intervenções com a pedagogia de emergência. São Paulo: Editora Antroposófica, 2018

SAHEB, Daniele ; ROHDEN, Maribel Manfrin . A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A SUA ATUAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. In: X Congresso Nacional deEducação e I Seminário Internacional de Apresentações Sociais, 2011, Curitiba PR. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba PR: Champagnat Editora – PUCPR, 2011. P. 15952-15962. Disponível em: . Acesso em: 19 . Jan. de 2022.

SOUZA, Ludmilla. Violência contra professores e alunos cresce na rede pública paulista. Agência Brasil, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/ violencia-contra-professores-e-alunos-cresce-na-rede-publica-paulista. Acesso em: 09 mar.2022

STEINER, Rudolf. Educação na puberdade. 2. Ed. São Paulo: Antroposófica, 1996.

STEINER, R. A arte da educação I: O estudo geral do homem: uma base para a Pedagogia. 3. Ed. São Paulo: Antroposófica, 2004

STEINER R. A ciência oculta. 6ª ed. São Paulo: Antroposófica; 2006.

STEINER, R. – Conceitos Fundamentais para uma Psicologia Antroposófica.

Ed. Antroposófica/ ABPA – Organização Marcus Treichler, 1º ed. 2011, 2ª ed. Ampliada, São Paulo – 2016.

SUL21. Pedagogia de emergência ajuda crianças ‘machucadas de alma’ a recuperarem a confiança. 2017. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://sul21.com.br/ultimas -noticias-geral-areazero-2/2017/10/pedagogia-de-emergencia-ajuda-criancas-machu cadas-de-alma-recuperarem-confianca/%3Famp%3D1&ved=2ahUKEwj1hrmx05n4A hW8vJUCHf46DVAQFnoECA4QBQ&usg=AOvVaw3uZnJoqoRvsx7LO2QkXs7C.

Acesso em 30, Jan. ,2022.

UNICEF pede US$ 3,9 bilhões em ajuda emergencial para 41 milhões de crianças afetadas por conflitos ou desastres.

UNICEF, 2019. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.unicef.org/brazi l/comunicados-de-imprensa/unicef-pede-us-39-bilhoes-em-ajuda-emergencial-para-41-milhoes-de-criancas%23:~:text%3DCrian%25C3%25A7as%2520que%2520s%25

C3%25A3o%2520continuamente%2520expostas,longo%2520de%2520toda%2520a %2520vida.&ved=2ahUKEwj31LL1zpn4AhUDuZUCHU0uC_EQFnoECA8QBQ&usg= AOvVaw0rTSfpGUUoTqx2mlE4wag2. Acesso em: 18, mar. 2022.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

APARECIDA NASCIMENTO SILVA, Cinta; RIBEIRO DE LIRA , Mirtes. ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA COM A PEDAGOGIA WALDORF. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–18, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.4724. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4724. Acesso em: 21 nov. 2024.