A PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA E SUA ATUALIDADE PARA O PENSAMENTO PEDAGÓGICO CONTRA-HEGEMÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4049

Palavras-chave:

Pedagogia Contra-hegemônica; Pedagogia do capital; Pedagogia Socialista Soviética.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a Pedagogia Socialista Soviética, considerando a sua atualidade para o contexto pedagógico contra-hegemônico. Para tanto, apresenta-se, de forma concisa, o contexto do processo de elaboração da Pedagogia Socialista Soviética articulado à necessidade de organização de uma escola que rompesse com a forma escolar capitalista. Além disso, são debatidas suas categorias pedagógicas, suas principais características e suas implicações para a organização escolar a partir dos escritos dos educadores socialistas. É possível concluir, com base nas discussões realizadas, que o pensamento pedagógico socialista soviético se constitui como um caminho para se lutar contra a pedagogia do capital e para enfrentar dos desafios impostos por essa pedagogia à educação escolar, revelando, assim, sua importância e atualidade para o pensamento pedagógico contra-hegemônico.

 

Biografia do Autor

Marilei Leal da Cruz , Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste, Francisco Beltrão, PR, Brasil.

Professora de Educação Infantil no município de Marmeleiro-PR. 

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

SOARES DOS SANTOS, F.; LEAL DA CRUZ , M. A PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA E SUA ATUALIDADE PARA O PENSAMENTO PEDAGÓGICO CONTRA-HEGEMÔNICO . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-18, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4049. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4049. Acesso em: 28 mar. 2024.