A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR KANELA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4003

Palabras clave:

Pedagogia decolonial; Leitura Crítica; Educação Indígena.

Resumen

A educação escolar indígena atende a um público diferenciado e com um histórico de opressão marcada pela colonialidade do poder, assim, faz-se necessário que o ensino nas escolas indígenas supere as marcas da colonialidade, tanto em relação aos currículos, quanto às abordagens dos conteúdos. Nesse sentido, defende-se a implementação de uma pedagogia decolonial para o povo Kanela/memortunré por meio da leitura crítica. Para isso, neste trabalho fazemos algumas reflexões sobre a pedagogia decolonial e suas contribuições para a educação escolar libertadora. Nesse sentido, defendemos a abordagem crítica da leitura em todos os componentes curriculares, para que os conteúdos sejam estudados de forma questionadora e problematizada com a realidade histórico-cultural dos povos indígenas, nessa perspectiva o ensino ocorre de forma decolonial na educação escolar indígena.

Citas

CANDAU, V. M. F; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa Revista Diálogo Educacional, vol. 10, núm. 29, enero-abril, 2010, pp. 151-169 Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189114444009.

DUBOC, A. P. FERRAZ, D. M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão; in JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, Curitiba – PR, vol. 1, 2011, p. 19 – 32.

LÓPEZ. Luis Enrique; KUPE. Wolfgang. La Educación Intercultural Bilingüe en América Latina: balance y perspectivas. Revista Iberoamericana de Educación. nº 20 (1999), págs. 17-85. Mayo - Agosto 1999. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/24842/rie20a02.pdf?sequence=1&isAllowed=y

KLEIMAN, ngela B. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: UNICAMP/MEC, 2005.

Kleiman, A., Vianna, C. A. D., & De Grande, P. B. (2019). A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, 17(4), 724–742. https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04

_________.Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.).Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 23-36.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada Transgressiva. In: Moita Lopes, L. P. (Org.).Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

JURADO, Shirley; ROJO, Roxane. A leitura no ensino médio o que dizem os documentos oficiais e o que se faz. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.).Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 37-55.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BAKHTIN, M. (V.N. Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11ª. Ed. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2004.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: Para uma nova Cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. (coleção para um novo senso comum; v. 4).

Walsh, Catherine (2009, marzo). Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Primera edición. Universidad Andina Simon Bolivar / Ediciones Abya-Yala, Quito

Publicado

2023-04-18

Cómo citar

SILVA, Solange Maria Pereira da. A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR KANELA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4003. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4003. Acesso em: 21 nov. 2024.