VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: uso do portfólio como instrumento (auto)avaliativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.3984

Palabras clave:

AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PORTFÓLIO

Resumen

A formação inicial e continuada do professor é debatida ao longo da história da educação por diversos pesquisadores da área, neste enfoque a universidade é compreendida como o ambiente formador, propício a busca pelo conhecimento e a formação adequada. Desta forma, a presente pesquisa busca analisar o processo de avaliação por meio do portfólio, prática instituída na disciplina de Avaliação, Organização e Planejamento Educacional, em um curso de Pedagogia. Os dados foram coletados através do acompanhamento realizado pela disciplina de Estágio do Mestrado em Ensino e Formação Docente, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e pelo Instituto Federal do Ceará. Conclui-se que, para que o portfólio alcance os resultados esperados e faça parte de um processo avaliativo, é necessário que se apoie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, e devem perfazer todo o processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

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Publicado

2023-04-18

Cómo citar

FERNANDES DE LIMA DAMASCENO, Gerviz; DAMASCENO FERREIRA, Francisco Hélio. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: uso do portfólio como instrumento (auto)avaliativo . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.3984. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3984. Acesso em: 21 nov. 2024.