VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: uso do portfólio como instrumento (auto)avaliativo
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.3984Palabras clave:
AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PORTFÓLIOResumen
A formação inicial e continuada do professor é debatida ao longo da história da educação por diversos pesquisadores da área, neste enfoque a universidade é compreendida como o ambiente formador, propício a busca pelo conhecimento e a formação adequada. Desta forma, a presente pesquisa busca analisar o processo de avaliação por meio do portfólio, prática instituída na disciplina de Avaliação, Organização e Planejamento Educacional, em um curso de Pedagogia. Os dados foram coletados através do acompanhamento realizado pela disciplina de Estágio do Mestrado em Ensino e Formação Docente, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e pelo Instituto Federal do Ceará. Conclui-se que, para que o portfólio alcance os resultados esperados e faça parte de um processo avaliativo, é necessário que se apoie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, e devem perfazer todo o processo de ensino e aprendizagem dos discentes.
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