BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): que concepção de formação de professores para o curso de pedagogia?
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.3982Palabras clave:
Curso de Pedagogia; Currículo; Formação de Professores; BNCC; BNC-Formação.Resumen
Este artigo visa problematizar os desafios e retrocessos postos para o Curso de Pedagogia no Brasil a partir da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).O aporte teórico está fundamentado em autores como: Ramos(2001), Durli e Scheibe (2009), Frigotto (2011), Shiroma e Evangelista (2011),Hypolito(2015),Triches (2016),Ferreti e Silva (2017),Sacristán(2017), Evangelista, Fiera, Titton (2019), Hobold (2020), Hobold e Farias (2020), Brandt, Hobold e Farias (2021), Simionato e Hobold (2021), entre outros. Os resultados encontrados indicam a concepção de formação de professores das DCNCPe (2006) está ancorada na docência e em uma concepção sócio-histórica e que BNC_Formação (2019) apresenta uma concepção de formação produtivista, ou seja, tecnocrática e fragmentada.
Citas
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