A PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS LIGADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS NA CAPITAL BELENENSE: EXPANSÃO DESENFREADA OU CRESCIMENTO PROJETADO?
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3645Palabras clave:
Palavras-chave: Ensino superior privado; Oligopolização; Região NorteResumen
Neste texto evidencia-se parte do resultado da pesquisa de mestrado que teve como título Condições de trabalho de jovens professoras universitárias, no contexto da oligopolização do Ensino Superior privado-mercantil em Belém/PA. Nesse recorte, apresento a participação de instituições de ensino superior privadas ligadas a grupos educacionais na capital belenense. Quanto a metodologia, o texto estrutura-se em uma revisão bibliográfica sobre processo de oligopolização do ensino superior privado e seu desenrolar na Região Norte do Brasil. Para Marconi e Lakatos (2003) esse tipo de investigação apresenta um repertório da bibliografia divulgada, com a intenção de pôr o estudioso em aproximação com o que já foi refletido sobre um referido assunto. A pesquisa bibliográfica foi feita no website dos sindicatos patronais desse setor para analisar as informações desse fenômeno na região. Além disso, utilizamos obras que abordassem a origem do processo de oligopolização do ensino superior e seus desdobramentos na região norte do país. Alguns resultados demonstraram que atenuação de dispêndio nas unidades de ensino pode ocasionar no rebaixamento salarial, na admissão de professores com baixa titulação, na diminuição do número de trabalhadores e consequentemente no aumento das jornadas de trabalho; historicamente, este país presencia de camarote à conversão do saber em uma mercadoria particularmente com a consolidação dos grandes Grupos de ensino superior.
Citas
AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis, v. 16, n. 32, p. 123-140, 2017.
ALCADIPANI, Rafael. Resistir ao produtivismo: uma ode à perturbação acadêmica. Cadernos Ebape. v. 9, n. 4, p. 1174-1178, 2011.
ALMEIDA, Denise Ribeiro de et al. Massificação do ensino superior brasileiro: um modelo de privatização a partir dos programas FIES e PROUNI. XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2017.
BATISTA, Henrique Gomes; SETTI, Rennan; MARTINS, Gabriel. Disputa por universidades pode gerar apenas 3 grandes grupos educacionais no país. O Globo. Rio de Janeiro,14 set. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/disputa-por-universidades-pode-gerar-apenas-3-grandes-grupos-educacionais-no-pais-1-24639230. Acessado em: 25 set. 2020.
BITTAR, Mariluce; RUAS, Claudia Mara Stapani. Expansão da Educação Superior no Brasil e a formação dos oligopólios-hegemonia do privado mercantil. EccoS Revista Científica, n. 29, p. 115-133, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior. Brasília, 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em 10 jul. 2020.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida De. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das IES lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18 n. 54 jul.-set. 2013.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, p. 481-500, 2010.
COLOSSI, Nelson; CONSENTINO, Aldo; QUEIROZ, Etty Guerra de. Mudanças no contexto do ensino superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. Revista da FAE, v. 4, n. 1, 2017.
CRUZ, Andreia Gomes da; DE PAULA, Maria de Fátima Costa. Capital e poder a serviço da globalização: os oligopólios da educação superior privada no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 23, n. 3, 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas. Sinopse estatística da educação superior 2018. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip. Acesso em: 29 jan. 2020.
LIMA, João Paulo Costa et al. Financeirização e Oligopolização no Ensino Superior Privado-Mercantil Brasileiro: a sestra e a destra numulárias no âmago da educação. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, v. 9, 2019.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luís Teixeira de. (Orgs.). Serviço Social e educação. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MOTA JÚNIOR, Antônio de Macêdo; SOUSA, Joelson Pereira. Oferta atual e mercantilização do ensino superior no estado da Bahia. Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 10, 2020.
OLIVEIRA, Romualdo Pereira de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.
SAMPAIO, Helena. Ensino Superior privado: inovação reprodução no padrão de crescimento. Revista da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). Ano 27, nº 39, 2009.
SAMPAIO, Helena. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Revista Ensino Superior, v. 2, n. 4, p. 28-43, 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1999.
SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnóstico da política de expansão da(e acesso à) educação superior no Brasil (2002-2012). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 191p, 2014 (mimeo).
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, v. 36, n. 133, p. 867-889, 2015.
SINDICATO DAS MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Mapa do ensino superior brasileiro. São Paulo: SEMESP, 2020. Disponível em: http://www.semesp.org.br/site/. Acesso em: 09 jul. 2020.
TAVARES, Pedro Henrique de Sousa; MAUÉS, Olgaises Cabral. Expansão Da Educação Superior Pós-Ldb De 1996 E Constituição De Oligopólios Transnacionais No Estado Do Pará. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 4, n. 1, p. 31-43, 2013.