Pedagogia social e seu potencial transformador
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3023Palabras clave:
Pedagogia social, Inclusão, Aprendizagens, EducaçãoResumen
Este trabalho se constitui de uma experiência em educação não formal no contexto de inclusão de educandos com dificuldades de aprendizagem e defasagem escolar. Aqui procuramos contextualizar a pedagogia social e refletir sobre os problemas de aprendizagem que a escola formal não tem conseguido resolver gerando assim, uma busca por espaços não formais que trabalham a aprendizagem com metodologias diferenciadas e devolvendo aos educandos a autoestima perdida e o retorno a escola no enfrentamento das dificuldades de aprendizagens e inclusão dos alunos não alfabetizado na idade certa.
Citas
ALMEIDA, Luciane Pinho de; SAMPAIO, Jorge Hamilton. Extensão Universitária: aprendizagem para transformações necessárias no mundo da vida. Revista Dialogos: construção conceitual de extensão e outras reflexões significativas. Brasília, n.1, v. 14, dez. 2010. p. 33-41.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996.
_______. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
DAVIS, C e OLIVEIRA, Z. M. T. Psicologia na Educação. São Paulo; Cortez 1994. FAGALI, E; VALE, Z. Psicopedagogia Institucional Aplicada: aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2006.
____________. Pedagogia do Oprimido– 64ª. Ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2017.
____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017
GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. A contribuição da extensão universitária para a formação docente. 2012. 115f. Tese (Doutorado em Educação – Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
GRACIANI, M.S.S. Pedagogia social: impasses, desafios e perspectivas em construção. In: I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 1, 2006, Anais eletrônicos. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br Acesso em: 10 fev 2020.
MENEZES. Ana Luisa Teixeira. Extensão: por uma percepção de um conhecimento biocêntrico. Revista Dialogos: construção conceitual de extensão e outras reflexões significativas, Brasília, n. 1. v. 14, dez. 2010. p. 8-15.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, n. 7, v. 4, jul/dez. 2011. p. 119-133.Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/malestar/article/view/60/89>. Acesso em: 06 mar. 2020.
PACHECO, Willyan Ramon de Souza.; BARBOSA, João Paulo da Silva.; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, set. 2017. p. 332-340. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/380>. Acesso em: 06 mar. 2020.
MOOJEN, Sonia. Dificuldades ou transtornos de Aprendizagem in RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2012.
MORAIS, A. M. E. Distúrbios de aprendizagem. São Paulo: Edicon, 1986.
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre. Artmed, 1985.
RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2012.
RUSSO, Rita Margarida Toller. Neuropsicopedagogia clínica. Introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.