O ensino híbrido e a sua representação para as escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3020Palabras clave:
Ensino-híbrido, TIDICs, Tecnologias-na-educaçãoResumen
O presente artigo, produzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo caracterizar o Ensino Híbrido, explicitando suas limitações nas escolas públicas brasileiras no contexto de pandemia ocasionada pela COVID-19. Os resultados apontam que o seu desenvolvimento, ao invés de representar uma inovação no âmbito educacional apenas se configurou como uma alternativa temporária, um caminho transitório com posterior regresso ao ensino presencial-tradicional. Nessa ótica, o retorno ao ‘normal’ pode ser considerado como ponto positivo, ao se reconhecer a precarização superior sentida durante o desenvolvimento dos formatos remoto emergencial e híbrido, embora não possa ser caracterizado como avanço significativo.
Citas
AMARAL, Henrique Uyeda do. Não é ensino híbrido: Problemas ao dar aula simultânea para alunos online e na sala. Layers Education Blog, 2021. Disponível em: https://blog.layers.education/nao-e-ensino-hibrido-problemas-ao-dar-aula-simultanea-para-alunos-online-e-na-sala/. Acesso em: 18 de out. de 2021.
ARAÚJO, Denise Lino de. Os desafios do ensino remoto na educação básica. [Entrevista concedida a] Patrícia Silva Rosas de Araújo e Paulo Ricardo Ferreira Pereira. Revista Leia Escola, Campina Grande, v.20, n.1, p.231-239, 2020.
CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo, v.7, n.3, p.38-46, ago., 2020.
CASADO, José. Na pandemia, cortes de 79% na Saúde e de até 85% na Educação. Veja, 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/jose-casado/na-pandemia-cortes-de-79-na-saude-e-de-ate-85-na-educacao/. Acesso em: 15 de maio de 2022.
CHRISTENSEN, Clayton M; HORN, Michael B; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em 18 de out. de 2021.
ENSINO Híbrido: história, benefícios e modelos práticos. Elos blog, 2020. Disponível em: https://blog.elos.vc/conheca-mais-sobre-o-ensino-hibrido-historia-beneficios-e-modelos-praticos/. Acesso em: 12 de out. de 2021.
MACHADO, Nathália Savione; LUPEPSO, Marina; JUNGBLUTH, Anna. Educação Hibrida. Curitiba: UFPR, 2017.
MARIA, Vanessa Adriani. O ensino remoto e os impactos da covid-19 nas escolas do campo. Inventário, n.28, p.124-137, ago., 2021.
NOVAIS, Ivanilda de Almeida Meira. Ensino Híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
Os desafios do Ensino Hibrido. Sobral (CE), [s.n.], 2021. 1 vídeo (2h 41min 46s). Publicado pelo canal Laboratório Digital Educacional. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4YYJ4nvL0CM. Acesso em 17 de out. de 2021.
PASSOS, Guiomar de Oliveira; GOMES, Marcelo Batista. Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe. Educação em Revista, v.28, n.2, p.347-366, jun., 2012
RODRIGUES, Camila. Cursos por correspondência, hoje em desuso, recebiam mais de mil cartas por dia. Educação UOL, 2012. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/05/16/cursos-por-correspondencia-hoje-em-desuso-recebiam-mais-de-mil-cartas-por-dia.htm. Acesso em: 15 de out. de 2021.
SALAS, Paula. Nem só de tecnologia vive o ensino remoto: estratégias off-line ampliam acesso às atividades na quarentena. Nova Escola, 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19547/nem-so-de-tecnologia-vive-o-ensino-remoto-estrategias-off-line-ampliam-acesso-as-atividades-na-quarentena#. Acesso em: 11 de out. 2021.
SALDANHA, Luis Cláudio Dallier. O discurso do ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista educação e cultura contemporânea, v.17, n.50, p.124-144, 2020.
SILVA, Edsom Rogério. O Ensino Híbrido no Contexto das Escolas Públicas Brasileiras: Contribuições e Desafios. Revista Porto das Letras, v.3, n.1, p.151-164, set/dez., 2017.
TENENTE, Luiza. ‘Ensino Hibrido’: as dificuldades para o aprendizado com parte da turma on-line e a outra na sala de aula. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/volta-as-aulas/noticia/2021/03/10/ensino-hibrido-as-dificuldades-para-o-aprendizado-com-parte-da-turma-on-line-e-a-outra-na-sala-de-aula.ghtml. Acesso em? 19 de out. de 2021.
VALENTE, José Armando. Prefácio. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.