Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: local, identidade e agência
Palabras clave:
Afrocentricidade, Educação, AgênciaResumen
O presente ensaio teórico tem como objetivo reflexões entorno da construção de uma escola afrocentrada a partir do viés de território, identidade e agência. Tal assunto se torna relevante ao levantarmos um breve histórico de etnocídio: o epistemicídio e genocídio provocados pelos mais de 300 anos de escravatura europeia no Brasil e é posteriormente se difundido na forma de colonialidade (degradada) em torno da sociedade brasileira contemporânea. Motivados pelos seguintes questionamentos: “É possível a construção de uma escola afrocentrada?”, “Por que é necessário?”, “Quais são os caminhos viáveis?”, “Haverá barreiras?” e “Quais benefícios haverá para luta antirracista?”, (in)refletiremos a fim de encontrar brevemente alguns posicionamentos. Refletir sobre táticas e estratégias para transmitir epistemologias negras na tentativa de solucionar problemas como a questão racial torna-se de suma importância aos negros no Brasil.
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