Saúde mental importa: promovendo estratégias de preservação com professores da educação básica na pandemia

Autores/as

Palabras clave:

Professor, saúde mental, pandemia, psicologia comunitária, relato de experiência.

Resumen

A pandemia do Covid-19 impactou em todos os níveis e instituições sociais e, sobremaneira na educação. O professor necessitou adaptar-se às demandas escolares e sociais de maneira urgente interferindo significativamente em sua saúde mental, com intensificação do sofrimento psíquico desse profissional. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral relatar a experiência do desenvolvimento de estágio de Psicologia Comunitária com foco na saúde mental do professor em parceria com o Grupo de Psicologia Educacional Escolar em Contexto da Universidade Estadual do Piauí (GPEEC/UESPI), no qual se trabalhou a saúde mental dos docentes no período pandêmico através de encontros virtuais e que aconteceram entre julho e setembro de 2021. Com participação de 14 professores da educação básica, agrupados em três grupos distintos a partir do dia da semana e disponibilidade escolhida por cada um. As atividades desenvolvidas foram pensadas de acordo com as temáticas propostas pelo professores e englobavam: identidade, sentimentos e emoções diante do contexto de retomada de volta às aulas, a própria ansiedade e o processo de mudanças e ressignificação. A partir da experiência pode-se concluir sobre a importância de espaços de escuta e acolhimento aos docentes como fator de prevenção e de como o trabalho em grupos tornou-se significativo à promoção da saúde mental, reverberando em suas atuações profissionais.

Citas

BECHELLI, L. P. de C.; SANTOS, M. A. dos. O terapeuta na psicoterapia de grupo. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2005, v. 13, n. 2 pp. 249-254. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000200018>. Acesso em 26 de Jul 2022.

BOCK, A.M. III Encontro de Psicologia Educacional – Conferência, 11 nov. 2020. 1

vídeo (1:31:50). Publicado pelo canal POSEDUC UERN. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=pM739kXwKec > Acesso em: 16 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19: recomendações gerais. 2020. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/pdf/108. Acesso em: 15 de jun. 2022

CIPRIANO, J. A; ALMEIDA, L. C. da C. S. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68417>. Acesso em: 19 de jun. 2022

GAINO, L. V., et all. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo*. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto , v. 14, n. 2, p. 108-116, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762018000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 14 de jun. 2022.

MARTINS, M. da C. de A. Factores de risco psicossociais para a saúde mental. Revista Millenium. RE, N° 29 - Junho de 2004. Instituto Politécnico de Viseu. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/575/1/Factores%20de%20risco%20psicossociais.pdf. Acesso em 14 de jun. 2022

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, [S. l.], v. 26, n. 2, 1997. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/700. Acesso em: 15 de jun. 2022.

PLITT, Laura. Covid-19 não é pandemia, mas sindemia': o que essa perspectiva científica muda no tratamento. BBC, 2020. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54493785. Acesso em 12 de jun. de 2022

SANTOS, D. R. dos .; OLIVEIRA, K. F. .; SOARES, Z. C. B. . Challenges faced by teachers in the pandemic and post-pandemic scenario: teachers and the challenges encountered in time of a pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e02101523083, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.23083. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23083. Acesso em: 14 de jun. 2022.

SILVA, B. S. da, FONSECA, P. I. M. N. da; SILVA, P. D. da. As emoções à flor da pele e seus possíveis manejos na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development. v. 10, n. 10, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/18434/16532/230160> Aceso em 26 de jul. 2022

SILVA, F. C. da. SIMONETTO, K. C. C. Análise de produções científicas sobre a saúde mental do professor na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20556. Acessado em 14 de jun. 2022

VOZNIAK, L.; MESQUITA, I.; BATISTA, P. F. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 281–296, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15131>. Acesso em 26 de jul. 2022.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

SÁ, Rafaella Coêlho; SOARES DA SILVA, Juliara. Saúde mental importa: promovendo estratégias de preservação com professores da educação básica na pandemia . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/2982. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos