OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E ERROS EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.2693Palabras clave:
Obstáculo Epistemológico, Educação Matemática, Aulas, Ensino FundamentalResumen
Este artigo tem como objetivo abordar sobre a noção de Obstáculo Epistemológico fazendo correlação com o erro em Matemática, estabelecendo relação a algumas situações vividas com alunos ao longo da nossa experiência como professor de matemática na sala de aula do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As ideias aqui desenvolvidas decorrem de anotações teóricas de aula expositivas sobre o a temática e da leitura de algumas referências pesquisadas para essa atividade. Nossa intenção promover reflexões capaz de nortear a trabalhos futuros, uma vez que o tema em destaque oferece curiosidade para todo o professor que vive esse processo de busca pelo ensino e aprendizagem.
Citas
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BROUSSEAU, G. Theory os Didactical Situations in Mathematics: didactiques des mathemátiques, 1970-1990. New York: Klumer Academic Publishers, 2002
BROUSSEAU, Guy. A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC, 2006.
BORGES, Walter Aparecido. Obstáculos epistemológicos e linguagem de alunos do ensino médio na aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas. Anais XV EBRAPEM Campina Grande: Realize Editora, 2011.
SCHUBRING, Gert. Os números negativos – exemplos de obstáculos epistemológicos. São Paulo: Física, 2018.
SCHUBRING, Gert. Reflexões sobre o conhecimento científico – Coletivo Gertiano. Curitiba: Appris, 2019.