FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13251

Palabras clave:

Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Contratação Temporária, Qualidade

Resumen

O presente estudo traz uma discussão sobre a formação continuada de professores bacharéis no âmbito da educação profissional e tecnológica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Piauí no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, TeresinaPiauí. O objetivo é analisar os principais desafios que a SEDUC-PI enfrenta para consolidar essa formação, visto que existe uma alta rotatividade de professores nos CEEPs, em razão das contratações temporárias de docentes, considerando também qual o impacto desses fatores para a qualidade da educação desenvolvida nesses espaços. O estudo pauta-se em revisões bibliográficas de caráter descritivo, objetivando trazer a visão de outros autores e discutir o assunto como forma de contribuir para comunidade científica. Evidencia-se que a educação profissional enfrenta uma alta rotatividade, dada a desvalorização do trabalho docente, como também pelas condições que este lhe é lhe oferecido, interferindo no fluxo de ensino e da aprendizagem, reverberando negativamente na qualidade do ensino.

Citas

ALVES, T. A. da S.; SOUZA, R. P. de. Formação para a docência na educação online. In R. P. de Sousa & Et.al (Eds.), Teorias e práticas em tecnologias educacionais (pp. 39–66). Campina Grande: Editora EDUEPB. 2016.

BIASI, Simoni Viland de. O professor e qualidade de ensino: uma análise a partir dos resultados do Saeb na escola pública do Paraná. 2009. 9 dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.2009

BARROS, Rejane Bezerra. Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória. 2016. 335 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2016.

BRASIL. Lei n. 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Diário Oficial da União. 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.8333-27.841.

BRASIL. Balanço Piauí, SEPLAN. 2019. Disponível em: http://www.seplan.pi.gov.br/download/201902/SEP15_dace0fde3b.pdf. Acesso em: 19/11/2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021 - DOU - Imprensa Nacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de2021-297767578. Acesso em: 19/11/2021.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

SANTOS LIMA, Eston dos; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; MEDEIROS ALCOFORADO, Joaquim Luis. FORMAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13251. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1897. Acesso em: 23 nov. 2024.