IMPLICAÇÕES DO AFETO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13269Palabras clave:
afeto, relação professor-aluno, práticas pedagógicasResumen
Todo relacionamento se baseia no afeto e nos momentos de aprendizagem, a afetividade vem como compromisso do educador em atentar ao seu aluno e adotar prática pedagógicas resultantes em um aprendizado exitoso. Para autores como Piaget, Wallon, Vygotsky e Espinoza, sem afeto não há interesse, necessidade e motivação. O objetivo do estudo é compreender a correlação entre práticas pedagógicas exitosas e afetividade no processo ensino-aprendizagem infantil. Caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, por meio de uma análise de conteúdo dividida em 3 tópicos: a importância da afetividade na aprendizagem infantil, existência da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, sua expressão nas práticas pedagógicas dos profissionais e como a Psicologia pode contribuir nesse êxito. A partir disto, concluiu-se que a afetividade contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, embora seja necessário que os profissionais da educação infantil ampliem seus conhecimentos e práticas sobre o tema, sendo essencial a presença da psicologia em todos os processor para mediar as relações existentes na escola e outras diversas vertentes em que pode contribuir com foco em especial no tema da afetividade.
Citas
ALENCASTRO, C. E. As relações de afetividade na educação infantil. Dissertação (Graduanda em Pedagogia/Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul. 2009
BASSO, I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cadernos Cedes, 19, 19-32. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32621998000100003&script=sci_arttext Acesso em: 04 dez. 2019.
BRUST, J.G.) A influência da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Consclusão do Curso, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Santa Catarina, Brasil. 2009 Disponível: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2009%20JOSIANE%20REGINA%20BRUST.pdf
CÂMARA, R. H.. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 6(2), 179-191. 2013 Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202013000200003&lng=pt&nrm=iso acessos em 02 ago. 2021.
CARLOMAGNO, M. C.; DA ROCHA, L. C. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, 7(1). 2016