IMPLICAÇÕES DO AFETO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13269

Palabras clave:

afeto, relação professor-aluno, práticas pedagógicas

Resumen

Todo relacionamento se baseia no afeto e nos momentos de aprendizagem, a afetividade vem como compromisso do educador em atentar ao seu aluno e adotar prática pedagógicas resultantes em um aprendizado exitoso. Para autores como Piaget, Wallon, Vygotsky e Espinoza, sem afeto não há interesse, necessidade e motivação. O objetivo do estudo é compreender a correlação entre práticas pedagógicas exitosas e afetividade no processo ensino-aprendizagem infantil. Caracteriza-se como uma revisão integrativa de literatura, por meio de uma análise de conteúdo dividida em 3 tópicos: a importância da afetividade na aprendizagem infantil, existência da afetividade nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, sua expressão nas práticas pedagógicas dos profissionais e como a Psicologia pode contribuir nesse êxito. A partir disto, concluiu-se que a afetividade contribui de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, embora seja necessário que os profissionais da educação infantil ampliem seus conhecimentos e práticas sobre o tema, sendo essencial a presença da psicologia em todos os processor para mediar as relações existentes na escola e outras diversas vertentes em que pode contribuir com foco em especial no tema da afetividade.

Citas

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

FERREIRA FONTENELE, Aline Mara; COÊLHO SÁ, Rafaella. IMPLICAÇÕES DO AFETO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXITOSAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13269. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1896. Acesso em: 27 nov. 2024.