PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O FRACASSO E O SUCESSO ESCOLAR

BEGINNING MATHEMATICS TEACHERS AND THEIR CONCEPTIONS ABOUT SCHOOL FAILURE AND SUCCESS

Autores/as

  • Luciana de Oliveira Souza Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11423

Palabras clave:

Professor iniciante, Fracasso escolar, Sucesso escolar, Narrativas, Profissionalidade docente

Resumen

O trabalho aborda o fracasso escolar como desafio que atravessa o desenvolvimento de professores iniciantes de Matemática que atuam em Canindé-CE, objetivando compreender como eles concebem esse fenômeno e como esse entendimento movimenta o desenvolvimento de sua profissionalidade nos primeiros anos de exercício da docência. As reflexões decorrem de pesquisa empírica qualitativa, com dados oriundos de seis entrevistas narrativas sobre a trajetória formativa desses professores e suas concepções acerca do fracasso e do sucesso escolar, material examinado em diálogo com autores que tratam do tema e com esteio na Análise Textual Discursiva. Os dados revelam que os professores apresentam concepções de fracasso escolar associados a fatores intra-escolares ou individuais dos alunos e não fazem nenhuma relação mais macrossocial ou sociológica. Embora não manifestem associar as condições socioeconômicas de seus alunos como determinantes de suas trajetórias de fracasso escolar, esses professores, advindos da mesma comunidade em que lecionam e os primeiros de suas famílias a atingirem a Educação Superior, evidenciam compromisso com a aprendizagem de seus alunos, os quais possuem a mesma origem social. Ao relacionarmos suas narrativas acerca da trajetória de vida e escolarização desses professores e de como concebem o fracasso escolar, percebemos que essas vivências são referentes para a atuação desses professores ao darem ênfase na possiblidade de transformação social através da educação, oportunidade que eles vivenciaram em seus percursos. Reconhecem que a compreensão e enfrentamento dos desafios impostos pelas desigualdades sociais são elementos importantes na atuação docente, perspectiva que amplia e fortalece o desenvolvimento de sua profissionalidade.

Citas

ANGELUCCI, C. B.et al. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 1, p. 51-72, jan./abr., 2004.

ARROYO, M. G. Fracasso-sucesso escolar: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABROMOWICZ, A.; MOLL, J. (Org.). Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus, 1997. Cap.1, p. 11-26.

BRASIL. MEC/CAPES/DEB. Resolução CNE/CP 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a

Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias112877938/orgaos-vinculados-82187207/12861-formacao-superior-para-a-docenciana-educacao-basica>. Acesso em: 02 jan. 2019.

CARRAHER, T.N.; CARRAHER, D. SCHLIEMANN, A.D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1993.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CAVALCANTE, M. M. S. Permanecer ou evadir da docência? Estudo sobre perspectivas de professores iniciantes egressos do Pibid UECE. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

DE OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA, Luciana; SABINO DE FARIAS, Isabel Maria. PROFESSORES DE MATEMÁTICA INICIANTES E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O FRACASSO E O SUCESSO ESCOLAR: BEGINNING MATHEMATICS TEACHERS AND THEIR CONCEPTIONS ABOUT SCHOOL FAILURE AND SUCCESS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i2.11423. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1852. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos