DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: ABORDAGENS TEÓRICAS
CHILD DEVELOPMENT AND LEARNING: THEORETICAL APPROACHES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10758Palabras clave:
Criança, Psicologia Cognitiva, Educação infantilResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar revisão acerca das abordagens teóricas de desenvolvimento e aprendizagem da criança, produzidas no âmbito da Psicologia Cognitiva. Nesse recorte, focalizamos as teorias que, apesar de suas divergências e convergências, podem ser consideradas como aportes da concepção interacionista de aprendizagem, quais sejam, a Epistemologia Genética, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria Psicogenética de Desenvolvimento. A ideia é evidenciar como cada abordagem compreende a aprendizagem, apresentando alguns caminhos e sugestões para a condução do prática educativa na educação infantil.
Citas
MELCHIOR, Maria Cecilia. Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora. Porto Alegre: Premier, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1997.
______. O pensamento de Vigotsky como fonte de reflexão sobre a educação. Cadernos Cedes. Campinas: Papirus, 1995.
VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.