IDENTIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
SOCIAL IDENTITY AND TEACHING PRACTICE: PERSPECTIVES AND POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10754Palabras clave:
Identidade Social, Prática Docente, Psicologia Social, EducaçãoResumen
O presente trabalho tem como objeto de estudo a construção da identidade social e a prática docente. Dessa forma, a problemática aqui elencada partiu da tentativa de entendimento da relação estabelecida entre o processo de construção da identidade social e a prática docente e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, foi estabelecido como objetivo analisar qual a influência da construção da identidade social nas práticas docentes. Na intenção de contemplar o objetivo proposto o aparato metodológico é de natureza qualitativa, pautado em uma pesquisa do tipo bibliográfica. Em relação ao corpo teórico, as temáticas que compuseram as reflexões aqui empreendidas perpassam análises sobre a influência da Psicologia Social e a concepção de homem (LANE, 2012), a categorização social e as relações grupais e intergrupais (ÁLVARO; GARRIDO, 2006), identidade social (GALINKIN; ZAULI, 2011) e processos de socialização na escola (ÁLVARO; GARRIDO, 2006). Em suma, ficou perceptível que uma reflexão crítica sobre o processo de construção da identidade social e a prática docente possibilita experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem, as quais permitem desenvolver sujeitos ativos e autônomos da sua própria aprendizagem, partindo da noção de que esse processo é uma construção coletiva que a subjetividade do aluno.
Citas
ALVARO, J. L.; GARRIDO, A. Psicologia social – perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
CHARLOT, B. A mistificação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
GALINKIN, A. L.; ZAULI, A. Identidade e alteridade. In: TORRES, C.V.; NEIVA, E. R. (Org.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre:Artmed, 2011.
HOUAISS. A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetivo, 2011.
LANE, S. T. M. A psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia. In: LANE, S. T. M; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. 2012.
MIRANDA, M. G. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S. T. M; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. 2012.
RICOUER. P. O si mesmo como o outro. Campinas: Papirus Editora, 1991.