CONCEPÇÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5671Keywords:
Currículo; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional.Abstract
Este artigo apresenta um recorte da Dissertação intitulada “Relações entre o Ensino da Matemática e o Currículo do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte”. O artigo discute como o currículo é um importante elemento na formação humana, influenciando crenças e comportamentos dos indivíduos, e por consequência, moldando a sociedade. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizando-se como uma análise bibliográfica e documental. Como resultado da análise das diversas concepções curriculares, consideramos que o currículo do Ensino Médio Integrado pode ser classificado como um currículo crítico. Palavras-chave: Currículo; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional.
References
CARVALHO. J. M.. Cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP
et al., Brasília: CNPQ, 2009.
D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: reflexões sobre educação e matemática. 2°
Ed. Campinas, 1986.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5ª Edição. São Paulo, Cortez, 2001.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político Pedagógico
do IFRN: uma construção coletiva. Natal: Portal IFRN, 2012.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª edição. Porto Alegre.
ArtMed. 2000.
SILVA, T. T. da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
TAVARES, A. M. B. do N.; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; SILVA, B. D. da. Designações
de Currículo: Apreendendo seus sentidos em distintas teorizações. Revista online de
Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. E022114, 2022.