O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5038Keywords:
Aprendizagem, Construtivismo, Criticismo, Educação ativa, Epistemologia GenéticaAbstract
Este artigo explora a influência do pensamento de Immanuel Kant na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Kant acreditava que o conhecimento resultava das impressões sensoriais, mas enfatizava a importância das ferramentas da subjetividade na organização dessas impressões. Por outro lado, Piaget demonstrou que essas ferramentas da subjetividade eram o resultado final de um longo e complexo processo de formação construtivista. Piaget, partindo das premissas científicas de sua época, deu continuidade ao criticismo epistemológico de Kant, reforçando o papel ativo do sujeito no processo de construção do conhecimento. Em um contexto educacional contemporâneo, essa abordagem oferece bases para práticas pedagógicas que reconhecem a participação ativa do aprendiz, promovendo estratégias de ensino construtivistas alinhadas com os desafios da atualidade.
References
AQUINO, São Tomás de. Questões discutidas sobre a verdade. In: AQUINO, São Tomás de; ALIGHIERI, Dante. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1980.
BECKER, Fernando. Aprendizagem: concepções contraditórias. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, v. 1, n. 1, p. 53-73, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/552. Acesso em: 11 ago. 2019.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUME, David. Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. Tradução: Debora Danowski. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KREPE, Frederico. Podcast Não precisa copiar: Kant Epistemologia- Podcast de Filosofia – Ciência. Locução de Rodrigo R. de Carvalho; Fagner Concolato; Pedro Cortat.. Rio de Janeiro: 10 mar. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3KHzfc80nPqi95i6I9OoGl. Acesso em 20 maio 2021.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural,1999.
PARRAT-DAYAN, Silvia. La teor a de Piaget sobre la causalidad. In: MORENO i MARIMÓN, Montserrat; SASTRE VILARRASA, Genoveva; BOVET, Magali C.; GARCÍA, Aurora Leal (Orgs). Conocimiento y cambio: los modelos organizadores en la construcción del conocimiento. Barcelona: Paid, 1998. p. 21-30.
PASCAL, Georges. O pensamento de Kant. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978a.
PIAGET, Jean. Lógica e conhecimento científico. 2. vol. Porto: Livraria Civilização, 1981.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
PIAGET, Jean. Prêmio Erasmo 1972. In: PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a Inteligência no desenvolvimento mental da criança. Organização e tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014a.
PIAGET, Jean. Problemas de Psicologia Genética. Tradução de Celia E. A. Di Piero. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978c.
PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a Inteligência no desenvolvimento mental da criança. Organização e tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014b. 356 p.
PIAGET, Jean. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. Tradução de Zilda Abujamra Daeir. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978b.
PRINCETON UNIVERSITY. Dicionário Webster on-line da WordNet 3.0 Copyright © 2006. Disponível em: http://www.websters-dictionary-online.org/definitions/Noumenon?cx=partner-pub-0939450753529744:v0qd01-tdlq&cof=FORID:9&ie=UTF-8&q=Noumenon&sa=Search . Acesso em: 11/11/21.
ROSSO, Ademir José. A correlação no contexto do ensino de Biologia: implicações psicopedagógicas e epistemológicas. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Naturais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1998. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111429. Acesso em: 11 maio 2022.
SPINOZA, Benedictus de. Spinoza. Org Don Garret. São Paulo: Ideias & Letras, 2011.