O USO DO CUBO MÁGICO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4899Keywords:
Cubo mágico, Geometria, LúdicoAbstract
O objetivo geral desse artigo é apresentar o cubo mágico como instrumento auxiliar de ensino da matemática em formato pedagógico, crítico e contextualizado, contribuindo para a formação lúdica do aluno. Especificamente, objetiva-se apresentar sugestões de projetos de pesquisa e/ou extensão que possam nortear, ou despertar, ideias para implantação e melhor aceitação do uso dos jogos, como o cubo mágico, em outra escola. Além das possíveis abordagens matemáticas, também foram apresentadas habilidades desenvolvidas no ser humano citando os benefícios adquiridos com o uso inteligente do brinquedo.
References
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.
CAMPOS, Ana Maria Antunes de. Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para discalculia. 2. ed., Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
CONTE, K. G. Um Olhar Sobre o Ensino e Aprendizagem da Geometria. Porto Alegre-RS, UFRS. 2012.
FIALHO, N. Os Jogos Pedagógicos como Ferramentas de Ensino. In: VIII Anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e III Congresso Ibero-Americano de Violência nas Escolas (CIAVE). Curitiba-Paraná, 2008.
GRANDO, R. C. O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino Aprendizagem da Matemática. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1995.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996. 183p.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo, Cortez, 1990, p.189.
MOURA, M. A Construção do Signo Numérico em Situação de Ensino. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 1992.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010..Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 17 junho. 2023.
PIAGET, J. Play, Dreams and Imitation in Childhood. New York: W. W. Norton, 1962.
RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M. Matemática ativa. João Pessoa: Universitária/UFPB, INEP, Comped: 2000.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.