DESTACANDO A NATUREZA ABSTRATA DA CIÊNCIA POR MEIO DA EPISTEMOLOGIA DE ISABELLE STENGERS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4764Keywords:
Isabelle Stengers, Epistemologia, Poder da ficção, Natureza da ciência, Ensino de CiênciasAbstract
Este ensaio busca evidenciar as contribuições da epistemologia de Isabelle Stengers, para enfatizar a natureza abstrata da ciência. Para tanto, é feita uma discussão de alguns capítulos do livro A invenção das ciências modernas, em especial ao que se refere ao episódio histórico de Galileu Galilei e a luta contra Roma, que permitiu definir o que é científico por meio do poder da ficção. A partir disto, é destacado o uso da abstração na produção de conhecimento científico, diferente da expressão do real que é atribuída a ciência. Consequentemente, com estas discussões no espaço universitário, é possível alcançar cientistas em formação e fomentar o desenvolvimento de um olhar epistemológico que não propaga visões inadequadas, mas rejeita o idealismo da elucidação do universo utilizando da objetividade e neutralidade da experimentação; e, em seu lugar, atribui o papel do cientista e de seu poder de abstração como cruciais na atividade científica.
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