UM ESTUDO SOBRE A INTERATIVIDADE DO SOFTWARE KAHOOT NA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i3.4599

Keywords:

Educação, Interatividade, Jogos digitais, Kahoot

Abstract

Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a aplicação de um software educacional para avaliar sua interatividade no processo de verificação da aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente foi realizada uma vasta revisão da literatura sobre a importância dos jogos digitais no contexto escolar, por serem lúdicos, interativos e se apresentarem como uma maneira mais interessante e agradável de aprender. Nesse contexto, foi utilizado o software Kahoot, para analisar sua interatividade na verificação da aprendizagem dos alunos no quesito avaliação com questões de múltiplas escolhas. Os resultados obtidos com esta prática interventiva foram satisfatórios. Proporcionou impactos positivos em relação ao engajamento dos alunos por ser uma plataforma que estimula e mantém os alunos concentrados, desperta o interesse e a competividade nos mesmos em acertar cada uma das questões.

Author Biographies

Patrícia Mota Milhomem, Instituto Federal do Goiás

Patrícia Mota Milhomem[1]

Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0426-7736

 

[1] Instituição: Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia
Titulação: Mestre em Estrutura e Construção Civil - UnB
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0426-7736.

Luane Cristina Xavier Santana, Instituto Federal do Goiás

Luane Cristina Xavier Santana[1]

Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0426-7736

 

[1] Instituição: Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia
Titulação: Licenciatura em Química e especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0426-7736

Moema Patrícia Barros de Castro, Instituto Federal do Goiás

Moema Patrícia Barros de Castro[1]

Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-5090-3608

 

[1] Instituição: Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia
Titulação: Mestre em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás.

Professora EBTT do Instituto Federal do Goiás – Câmpus de Luziânia/GO.

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-5090-3608

 

 

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Published

2024-12-28

How to Cite

MOTA MILHOMEM, Patrícia; XAVIER SANTANA, Luane Cristina; BARROS DE CASTRO, Moema Patrícia. UM ESTUDO SOBRE A INTERATIVIDADE DO SOFTWARE KAHOOT NA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i3.4599. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4599. Acesso em: 1 apr. 2025.