A PEDAGOGIA É A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E NÃO SUAS ADJETIVAÇÕES: A cultura da ciência e a ciência pedagógica

Authors

  • Suzete Terezinha Ozechowski Orzechowski UNICENTRO
  • Margareth de Araujo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4001

Keywords:

Pedagogia, ciencia, educação, adjetivações

Abstract

O texto é fruto das análises bibliográficas e de contextos reais em que a Pedagogia é fundamento para a prática educativa e educacional orientando as intencionalidades da educação para além do contexto escolar. De onde encontramos os adjetivos, os quais trazem um complemento para definir a ciência pedagógica? Nosso objetivo é socializar a discussão e gradativamente contribuir para as reflexões que se fazem nos cursos de formação de Pedagogos. A investigação com abordagem qualitativa congrega ideias de autores renomados na elaboração da análise crítica sobre a Pedagogia e seu objeto cogitado.

Palavras-chave: Pedagogia; ciência; educação; adjetivações.

References

BRASIL- MEC/CNE/CP. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.

BRASIL- MEC/CNE/CP. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192.

BRASIL-MEC/CNE/CP. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007

BEILEROT, Jack. A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985

BORDIEU, Pierre. Campo de Poder, campo intelectual. Buenos Aires: Montressor/Junga Simbólica, 2002.

BORDIEU, Pierre. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos de Educação: PPGE/UFPEL/Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/2737.

CAMORS, Jorge. A pedagogia Social na América Latina. In: SOUZA NETO, João Clemente et al (org.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

CARRERAS, Juan Saez; MOLINA, José Garcia. Pedagogia social: pensar la educación social como professión. Madrid: Alianza, 2006.

FERREIRA, Liliana Soares. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação. Santa Maria, RS, Brasil: Universidade Federal de Santa Maria,v. 27, 2022 disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/BsgBNVhFqdv6ZDmNGyNjQby.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; MOTA, Guadalupe Correa; SILVA, Lisley Gomes. Pedagogia crítica: por uma epistemologia crítica e insurgente. Revista educere et educare; UNIOESTE. vol16.nº 38, jan./abr.,2021. Disponível em https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25478/0.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11ª.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez, 1999.

MOREIRA, Jeferson da Silva; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos entre insistências e resistências: entrevista realizada com a Prof.ª Dr.ª Selma Garrido Pimenta. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, UNISANTOS. Santos-São Paulo UNISANTOS, V.13, N.31, Especial, p.925-948, novembro 2021. Disponível em https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1180.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores associados, 2002.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.

Published

2023-04-18

How to Cite

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha Ozechowski; ARAUJO, Margareth de. A PEDAGOGIA É A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E NÃO SUAS ADJETIVAÇÕES: A cultura da ciência e a ciência pedagógica . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4001. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4001. Acesso em: 21 nov. 2024.