A GESTÃO EDUCACIONAL E A CONSTRUÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.3805Keywords:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Cidadania. Gestão Educacional.Abstract
O presente artigo busca estabelecer uma reflexão acerca das perspectivas de construção da cidadania na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), objetivando articular analiticamente, a EJA e a categoria cidadania com o campo de gestão educacional, nesta modalidade de ensino. Resultado de pesquisas dos autores, Garbin (2020) e Sanceverino e Garbin (2021). O estudo conta com aportes teóricos de pesquisadores no campo da EJA e, por sua vez, da Educação Popular a partir do eixo cidadania e gestão educacional, com destaque para a epistemologia freireana. Entre esses autores destacamos, Marshall (1976); Arroyo (2011); Freire (1987, 1997, 2002); Gutierrez e Catani (2001); Libâneo (2008); entre outros. Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa Minayo (2001), que usa como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica Gil (2007) e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo Bardin (1995). Resultados apontam que a gestão democrática para uma cidadania plena, no âmbito da EJA deve considerar que os estudantes e os professores são sujeitos do processo numa relação que precisa se estabelecer sob uma mediação pedagógica orientada para uma práxis potencializadora da emancipação humana.
References
AJALA, Michelle Cristina. Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR. 2011. (Monografia de Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença; Martins Fontes, 1980.
ALVES, Rodolfo F. Inclusão social. A questão da inclusão social. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm>. Acesso em: 24 Mar. 2022.
ARROYO, Miguel G. Currículo território em disputa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1995.
BOURDIEU, Pierre. Escritos sobre educação. Maria Alice Nogueira, Afrânio Catani(org.). 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. Org.:... Escritos de educação / Maria Alice Nogueira e Afrānio. Catani (organizadores). 9. ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. --.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006. DÍAZ
BRANDÃO, Thiago Bezi. A categoria status em Marshall: contribuições para os estudos dos direitos sociais. Revista Políticas Públicas, São Luis, v.17, n.1, p. 221-228, jan./jun. 2013.
BORDENAVE, Juan E. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GROCHOSKA, Márcia Andréia; EYNG, Ana Maria. A auto-avaliação institucional como estratégia de gestão da escola de Educação Básica. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/artigo_autoavaliacao_1. pdf. Acesso em: 19 dez. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GARBIN, Rodimar. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas e a Cidadania: A Educação como Direito Síntese. Dissertação de Mestrado, PPGPE, UFFS, Erechim/RS,2020.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
GUTIERREZ, Gustavo Luis; CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HADDAD, Sérgio. Direito à Educação. In: (org.) CALDART, Roseli Salete, PERREIRA,
Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo, FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do
Campo. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro e Expressão Popular,
São Paulo, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. ampl. Goiânia: Editora Alternativa, 2008.
MARSHALL, Tomas. H. Cidadania, classe social e status. Zahar editores, Rio de Janeiro,
MARX, Karl. O Capital. O texto pode ser encontrado no e-book organizado pela Boitempo Editorial. v. 1. disponível em: https://coletivocontracorrente.files.wordpress.com/2013/10/tmpsq7jbv.pdf. Acesso em: 6 set. 2018.
MORGADO, José Carlos. Democratizar a escola através do currículo: em busca de uma nova utopia. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v21n80/a03v21n80.pdf. Acesso em: out. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Luciano e FERREIRA, Maria José de Resende. A questão étnico-racial e a Educação de Jovens e Adultos. Debates em Educação Científica e Tecnológica, ISSN 2179- 6955, v. 02, nº. 2, p. 77 a 86, 2012.
PERONI, Vera Maria Vidal. A privatização do público: implicações para a democratização da educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal (org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
REIS, Marilise Luiza Martins dos. Sociologia da educação. Florianópolis: Udesc; Cead, 2011.
SANCEVERINO, Adriana Regina e GARBIN, Rodimar. Vínculos entre cidadania e Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir das pesquisas em Educação. In: Retratos da Escola – v. 15, n. 32, mai./ago. 2021, Brasília, CNTE.
SANCEVERINO, Adriana Regina. Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Campinas, SP: Mercado de Letras. 2019a. (Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador)
SANCEVERINO, Adriana Regina. Trabalho e Educação de Jovens e Adultos: Mediações Imanentes para um Currículo que se Pretende Emancipador. Rev. EJA em Debate. [online]. 2017. Ano 6 N. 10. Disponível em: ttps://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/issue/view/65. Acesso em: 17 de setembro de 2021.
SANCEVERINO, (LOSSO) Adriana Regina. Documento Preliminar de Educação de Jovens e Adultos. In: PALHOÇA. Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Palhoça/SC. Prefeitura Municipal de Palhoça. Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação, Cultura e Esportes, 2018.
SANCEVERINO, Adriana Regina. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2016, vol.21, n.65, pp.455-475.
SANCEVERINO, Adriana Regina. O Trabalho como Princípio Educativo na Educação de Jovens e Adultos: Mediações Imanentes para um Currículo que se Pretende Emancipador. Revista EJA em Debate. Ano 6 N. 10 - 2017. p. 1-23 Disponível em <http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2333> Acesso em: 2 mai. 2019.
SANCEVERINO, Adriana Regina. Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Campinas, SP: Mercado de Letras. 2019a. (Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador).
SANCEVERINO, Adriana Regina. A Dimensão Mediadora da Ação Pedagógica Orientada para atender as especificidades metodológicas na EJA: condição proeminente para uma educação inclusiva. In Rev. Polyphōnia. Revista de Educación Inclusiva
Publicación científica del Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva de Chile. Vol. 3, Núm. 3, Noviembre-Diciembre 2019b, págs.227-245.
SANCEVERINO, Adriana Regina; LÓDI, Emeline Dias. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA): contribuições da pedagogia Freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador. Rev. Debates em Educação. Maceió, Vol. 13 Número Especial. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1988.